Paulo Freire e a Pedagogia dos Multiletramentos:
Diálogos e Reflexões
Palavras-chave:
Paulo Freire Multiletramentos EducaçãoResumo
Propõe-se neste artigo, algumas reflexões acerca das ideias apresentadas por Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido e os pontos de convergência com a Pedagogia dos Multiletramentos. Discute-se com apontamentos ao longo do texto, as principais concepções defendidas pelo educador brasileiro, que nos levam a uma análise das metodologias de ensino na atualidade. Chamamos para a discussão, alguns teóricos dos Multiletramentos como Kress e Rojo. O texto, vai delineando os processos pelos quais o educando necessita passar para tornar-se construtor da sua aprendizagem. Processos que, envolvem a descodificação da realidade, o ensino de leitura e escrita contextualizadas com vistas para a prática social e a exploração das novas formas de linguagens contemporâneas. Essas linguagens, são abordadas dentro da Pedagogia dos Multiletramentos que, entende como fundamental, uma revisão nas práticas escolares, objetivando o desenvolvimento de habilidades que proporcionem interação e interpretação das novas modalidades de textos que estão surgindo. Os efeitos da análise aqui proposta, precisam chegar nos redutos escolares e instigar a reflexão na comunidade para que, possamos alçar voos maiores no que tange a equidade na educação brasileira e no ensino de línguas.
Downloads
Referências
DESCARDECI, Maria Alice Andrade de Sousa. Educação Temática Digital: 3. ed. Campinas: ETD, 2002. 27 p.
FRANCO, Amélia. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 01 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.
KRESS, Gunther. Gains and losses: New forms of texts, knowledge, and learning. ELSEVIER, Texas, v. 22, n. 1, p. 05-22, jan. 2005. Disponível em: file:///C:/Users/CYBELLE/Downloads/New%20forms%20of%20texts,%20knowledge%20and%20learning.pdf Acesso em: 01 jan. 2021.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues (org.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2020. 32 p.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 153 p.
SILVA, Maria Zenaide Valdivino. o letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. 2016. 329 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).