Paulo Freire e a Pedagogia dos Multiletramentos:

Diálogos e Reflexões

  • Fernanda Rodrigues de Sousa Governo do Estado
Palavras-chave: Paulo Freire Multiletramentos Educação

Resumo

Propõe-se neste artigo, algumas reflexões acerca das ideias apresentadas por Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido e os pontos de convergência com a Pedagogia dos Multiletramentos. Discute-se com apontamentos ao longo do texto, as principais concepções defendidas pelo educador brasileiro, que nos levam a uma análise das metodologias de ensino na atualidade.  Chamamos para a discussão, alguns teóricos dos Multiletramentos como Kress e Rojo. O texto, vai delineando os processos pelos quais o educando necessita passar para tornar-se construtor da sua aprendizagem. Processos que, envolvem a descodificação da realidade, o ensino de leitura e escrita contextualizadas com vistas para a prática social e a exploração das novas formas de linguagens contemporâneas. Essas linguagens, são abordadas dentro da Pedagogia dos Multiletramentos que, entende como fundamental, uma revisão nas práticas escolares, objetivando o desenvolvimento de habilidades que proporcionem interação e interpretação das novas modalidades de textos que estão surgindo. Os efeitos da análise aqui proposta, precisam chegar nos redutos escolares e instigar a reflexão na comunidade para que, possamos alçar voos maiores no que tange a equidade na educação brasileira e no ensino de línguas.

 

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Referências

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Publicado
30/03/2022