Ambientes Lúdicos de Aprendizagem virtual

Século XXI

  • Janieles Araújo Neres Seduc- Ce
Palavras-chave: Educação, AVAs, Aprendizagem Lúdica, Jogos Educacionais

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um apanhado de informações acerca dos Ambientes Lúdicos Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e suas formas emancipatórias utilizados em 2015, ainda numa escala limitada de uso nos ambientes escolares como recursos pedagógicos. Traz conceitos relevantes para o entendimento da importância do uso de jogos pedagógicos na educação atual, o histórico evolutivo da EAD, seus conceitos, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e suas diversas aplicações na construção do conhecimento aliado a ludicidade proporcionada pelo ambiente virtual. Por meio dos Modelos de AVAs e suas utilizações é possível vislumbrar um futuro onde qualquer lugar torne-se um espaço de construção do conhecimento.

Palavras chave: Educação. AVAs. Aprendizagem Lúdica. Jogos Educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede.In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: NIED/Unicamp, 2002

DE LISI, R. e Wolford, J.L. Improving chidren’s mental rotation accuracy with computer game playing. J. Genetic Psychol. 136, 272-282. (2002).

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30ª ed.; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. São Paulo: Cortez, 2001.

HARASIM, L. Hiltz, S.R., Teles, L. and Turoff, M. Redes de aprendizagem: Um guia para ensino e aprendizagem on-line. Portuguese. Editora Senac: Sao Paulo, Brazil. (2005).

LEONTIEV, Alexis N. Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-escolar.In.VIGOTSKII, L.S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, São Paulo: Ícone, 1988

LÉVY, Pierre. Que é o virtual? Rio. Editora 34, 2003.

LUCKESI, C. “Ludopedagogia: partilhando uma experiência e uma proposta”. In: Luckesi, C. Ludopedagogia Ensaios. Educação. Educação e Ludicidade. FACED/UFBA, 2000.

NOVAK, J.D. Uma teoria de educação. Tradução de Marco Antonio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981. 252 p.

OBLINGER, D. The next generation of educational engagement. J.Interactive Media Education, 8, 1-18. (2004).

PALANGANA, I. C.– "Desenvolvimento & aprendizagem em Piaget e Vygotsky (a relevância do social)" – São Paulo: Plexus. (1994)

PAPERT, S. Logo: Computadores e educação; São Paulo, Brasiliense. 1985

PATEL, V.L.; Yoskowitz, N.A.; Arocha, J.F. e Shortliffe, E.H. Cognitive and learning sciences in biomedical and health instructional design: a review with lessons for biomedical informatics education.J. Biomed. Informatics, 42, 176-197. (2009).

PEREIRA, Alice. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2007

PIAGET– A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores. (1975)

PINTO, Ivete Martins; BOTELHO, Silvia Costa. Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): uma proposta para potencialização dos processos de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 20, n. 03, p. 133, jun. 2013. ISSN 1414-5685. Disponível em: . Acesso em: 28 Jul. 2015.

QUIROGA, M.A.; Herranz, M.; Gómez-Abad, M.; Kebir, M.; Ruiz, J. e Colom, R. Video-game: do they required intelligence? Computers Education, 53, 414-418. (2009).

SANTOS, C. and Osório, F. “Um Ambiente Virtual Adaptativo para a Educação a Distância”. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro, RJ. (2003)

SINCLAIR, J.; Hingston, P.; Masek, M., Considerations for the design of exergames. In: Proceedings of the 5th international conference on Computer graphics and interactive techniques in Australia and Southeast Asia. 1-4 December 2007 Perth. 289-296. 2007

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich;

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L. S.– Imaginación y creación en la edad infantil. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. (1999)
Publicado
11/04/2023