PROGRAMA SELO ESCOLA SUSTENTÁVEL – DESCORTINANDO OLHARES, AMPLIANDO PERCEPÇÕES
Resumo
: Este é um relato de experiência sobre a participação do CEJA João Ricardo da Silveira no Programa Selo Escola Sustentável. O objetivo é apresentar as contribuições do Programa para o crescimento da escola que, fortalecendo sua inserção na causa ambiental, foi motivada a integrar currículo, gestão, educomunicação e espaço físico sob a ótica da sustentabilidade. Participaram das ações do programa as comunidades escolar e local, incluindo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Seminários, Workshop, aulas de campo, blitz ambientais e outras ações deram corpo à participação da escola, que, com o Selo, trouxe uma dinamicidade de importância singular para a Educação de Jovens e Adultos, abrindo espaços para leituras contextualizadas e críticas das questões ambientais, enxergando nelas interferências que vão muito além da ação humana individual, uma vez que abarca conjunturas locais e globais e interesses políticos, econômicos, culturais, dentre outros. Assim, por meio de abordagens interdisciplinares, a experiência permitiu à escola um novo olhar para si e para o seu papel como fomentadora de discussões, reflexões e ações ambientalmente sustentáveis, instigando a leitura crítica e proativa da atual situação do meio ambiente. O Selo Sustentável ratificou sua grande importância por fomentar a formação ambiental não só dos alunos, mas de todos os envolvidos nas ações propostas e por fortalecer a identidade do CEJA como espaço de aprendizagens significativas, capazes de interferir na realidade por meio de saberes que se leva para toda a vida.