MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM PRODUZIDO POR ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO

  • Walisson Dodó SEDUC - CE

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apresentar, em linhas gerais, os resultados obtidos numa pesquisa de doutoramento (XXX, ANO). Para isso, analisaremos como estudantes do Ensino Médio mobilizam os mecanismos de textualização a fim de construir a progressão temática no gênero textual Redação do Enem. Apresentamos como referencial teórico as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e da Linguística Textual do Discurso (ADAM, 2011). Para a escrita do artigo, fizemos um recorte da Tese e analisaremos a primeira produção escrita e sua reescrita do Aluno A, participante da pesquisa. Como resultados, no tocante ao trabalho com a escrita, a pesquisa mostrou que os objetivos prescritos pelos documentos oficiais da educação no país não estão sendo alcançados ao final do Ensino Fundamental, ingressando no Ensino Médio ainda com muitas dificuldades em mobilizar adequadamente os mecanismos de textualização e assim desenvolver a progressão temática nos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, J-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. revista e aumentada. São Paulo: Cortez, 2011.
BULEA BRONCKART, E. L’interaction entre grammaire et texte: les défis didactiques d’une prescription innovante. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 57-74, 2015.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
BAKHTIN, M./ VOLOCHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
GERALDI, J. W. et al. (org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
HABERMAS, J. Thérie de l’agir communicationnel, t. I et II., Paris, Fayard, 1987.
LEURQUIN, E. V. L. F. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e de aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia, Recife: v. 1, n. 14, p. 167-186, 2014.
MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2004.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN. C. (org.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199-226.
PINTO, Rosalvo. O Interacionismo Sociodiscursivo, a inserção social, a construção da cidadania e a formação de crenças e valores do agir individual. In: MACHADO, Anna Rachel; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; COUTINHO, Antonia. O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas. São Paulo: Mercado das Letras, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro, Campinas: Mercado de Letras, 2004.
VYGOTSKY, L. V. Pensamento e Linguagem. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
26/10/2022