CASO MOTIVADOR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ROTEIRO INSTRUCIONAL

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ROTEIRO INSTRUCIONAL

  • Natália Chantal Magalhães da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Philippe Menezes Landeiro
  • Ana Cláudia Mesquita Garcua
  • Paula de Oliveira Montandon Hokama
Palavras-chave: Guia Informativo, Motivação, Metodologia

Resumo

O objetivo desta proposta foi construir e validar um roteiro instrucional para utilização do caso motivador como uma estratégia de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa, que percorreu duas etapas dependentes e inter-relacionadas: construção do roteiro e avaliação deste por cinco peritos. Na avaliação, os peritos avaliaram a congruência de conteúdo, a linguagem verbal e a inclusão de tópicos relacionados à temática. Observou-se total concordância em oito dos 11 itens analisados; nos outros três itens (definição, discussão e desfecho), um perito indicou que os mesmos não eram desejáveis e nem existentes. Destaca-se, ainda, que todos os itens analisados apresentaram IVC com valores iguais ou acima de 0,80, o que demonstra a representatividade do roteiro construído. A versão final do roteiro instrucional foi composta por um instrumento-guia para a abordagem do caso motivador como estratégia de ensino, um instrumento para elaboração do caso motivador e um fluxograma direcionado à apresentação, discussão e desfecho do caso motivador. A utilização do roteiro instrucional poderá nortear a abordagem do caso motivador como estratégia de ensino, sugere-se, no entanto, a realização de estudos que analisem suas repercussões na formação de estudantes das mais diversas áreas da saúde.

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Referências

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Publicado
30/03/2022