EXPERIÊNCIAS COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

O PODCAST COMO RECURSO DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavras-chave: Formação de Leitores. Podcast. Aprendizagem Baseada em Projetos

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as concepções de alunos do nono ano do ensino fundamental envolvidos numa proposta didático-pedagógica, o Projeto “Leitores que formam leitores”, que buscou incentivar e potencializar as práticas de leitura por meio das tecnologias digitais, em especial o podcast, e da aprendizagem baseada em projetos. O método utilizado foi o da pesquisa-ação, de cunho qualitativo e interpretativista, sustentado na etnometodologia. A fundamentação teórica foi construída com base em Andruetto (2017), Coscarelli (2016), Dewey (1979), Freire (2005), Moran (2018), Miccoli (2014), Petit (2008) e Rojo (2012). Os resultados mostram que a aprendizagem baseada em projetos, aliada ao uso das tecnologias digitais, propiciaram experiências motivadoras para a formação de leitores e contribuíram para a construção de concepções positivas sobre o ato de ler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Alves de Medeiros Couto, E.E.M. Moisés Bento da Silva

É mestre pelo Profletras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2020). É graduada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (2001). É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) (2003). É especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC/RJ) (2013). É professora de língua portuguesa na Escola de Ensino Fundamental Maria Núbia Vieira Novais e professora do Centro de Multimeios da - E.E.M.T.I. Moisés Bento da Silva. Atuou como formadora de professores para o uso das tecnologias digitais nos cursos da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 20) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Tecnologias em educação e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, aprendizagem baseada em projetos, crenças e experiências.

Marcos Nonato de Oliveira, UERN

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus de Pau dos Ferros/CAPF. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com os seguintes temas: crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de línguas (língua inglesa e materna), livro didático e tecnologias digitais aplicados ao ensino de línguas. Em sua experiências de administração e de comissões estão: a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAPF na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX

Publicado
26/10/2022