RESULTADOS DE UMA PESQUISA MOSTRANDO UM POUCO DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa originados de uma dissertação de mestrado no qual foi estudado a influência das práticas ocorridas no cotidiano escolar, na aquisição da autonomia das crianças de 2 a 4 anos.
Participaram da pesquisa professores de uma escola de Educação Infantil. As práticas pedagógicas oferecidas pelo professor podem, ou não, auxiliar nas decisões que a criança opta em diferentes situações do cotidiano escolar.
Respeitando o critério de saturação, este trabalho se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo, interpretando os fenômenos ocorridos, registrados em anotações feitas diretamente pelo pesquisador, e as respostas dadas às perguntas realizadas nas entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseando-se na descrição das informações, na redução em Unidades de Registros agrupadas em Unidades de Contexto e transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram diversas situações que pouco colaboram com a construção da autonomia, por diversos movimentos que não estão ao comando do professor.