A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES: A MATERIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PESQUISADOR

A MATERIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PESQUISADOR

  • Mônica Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: práticas de pesquisa; formação inicial; professores iniciantes

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores iniciantes-licenciandos, acerca da prática de pesquisa em sua formação. Nos referenciamos em autores como Gatti (2007), Pesce e André (2012), Ludke (2009), Veiga (2008) e Brasil (1996). Do ponto de vista metodológico partimos de uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). Quanto ao tratamento dos dados tomamos a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados revelam que as práticas de pesquisa na formação favorecem a tomada de consciência da articulação do conhecimento prático-teórico, fortalecendo e fomentando os saberes, a reflexão, a análise crítica, e contribuindo para a formação de um/a professor/a pesquisador/a.

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Publicado
30/03/2022