A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES: A MATERIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PESQUISADOR
A MATERIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR PESQUISADOR
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores iniciantes-licenciandos, acerca da prática de pesquisa em sua formação. Nos referenciamos em autores como Gatti (2007), Pesce e André (2012), Ludke (2009), Veiga (2008) e Brasil (1996). Do ponto de vista metodológico partimos de uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). Quanto ao tratamento dos dados tomamos a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados revelam que as práticas de pesquisa na formação favorecem a tomada de consciência da articulação do conhecimento prático-teórico, fortalecendo e fomentando os saberes, a reflexão, a análise crítica, e contribuindo para a formação de um/a professor/a pesquisador/a.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da prática escolar. 18 edição – Campinas, SP: Papirus, 2012.
Marli Eliza Dalmazo Afonso. Ensinar a Pesquisar: como e para quê? In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 123-134.
Marli Eliza Dalmazo Afonso. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In:_(org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa na formação e prática docente. In:_(org.) O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 55-70.
ANFOPE. Documento Final. VIII Encontro Nacional. Belo Horizonte, 1996. Disponível em: http://lite.fae.unicamp.br/anfope. Acesso em: 27, de março de 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre “pesquisas sobre formação docente” e “pesquisas na formação docente”. Revista Educação em Foco, UEMG, Ano 17, n.23, jul. 2014.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. O lugar do professor na pesquisa Educacional. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2005.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1 edição. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – 44 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GARCIA, Carlos M. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, vol 02, número 02, jan/jul. 2010.
GARCIA, Carlos M. O professor iniciante, a prática pedagogia e o sentido da experiência. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 31 de outubro de 2018.
GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LUDKE, Menga. A pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 42 set./dez. 2009.
______. OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correia de. CRUZ, Giseli Barreto da. BOING, Luiz Alberto. SCHAFFEL, Sarita Léa. O que conta como pesquisa? / Menga Ludke (coord). São Paulo: Cortez, 2009.
MELO, Maria Julia Carvalho de. Os sentidos partilhados sobre estágio supervisionado e as contribuições para a prática docente do professor com experiência docente. / Maria Julia Carvalho de Melo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea - Caruaru, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 732, 1999.
PESCE, Marly Krüger de. ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. In: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 39-50, jul./dez. 2012. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 02 de julho de 2018.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena Lima. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
ROZA, Jacira Pinto da. A pesquisa no processo de formação de professores: intenções e experiências docentes e discentes e as limitações deste exercício – um olhar sobre duas realidades educacionais. Porto Alegre; dissertação de mestrado em educação/ Universidade federal do Rio Grande do Sul, 2005.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. Revisada e atualizada, São Paulo: Cortez, 2007.
VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Edição 1. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.