A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
Pandemia, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais, Integração, AprendizagemResumo
Com a pandemia da COVID 19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, todos vivenciaram um isolamento social, que de maneira repentina, transpôs as escolas para as residências dos estudantes, sendo assim necessário um repensar na educação brasileira. Nesse ínterim, as TDICs foram integradas a esta nova realidade e fez surgir o chamado ensino remoto emergencial. Mediante esta nova modalidade de ensino inserida no cenário educacional brasileiro, este artigo tem como objetivo, verificar a integração das TDICs à prática pedagógica do professor durante o ensino remoto em uma escola de Ensino Médio, pertencente à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Quanto à metodologia e natureza deste estudo, trata-se de uma pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado aos 21 professores da escola selecionada. Conforme o estudo realizado e autores estudados, comprovou-se a importância das TDICs na educação e a integração das mesmas na prática pedagógica dos professores de forma mais intensa após a implementação do ensino remoto emergencial. Portanto, conforme os dados coletados com a aplicação da pesquisa os professores afirmaram que passaram a utilizar as TDICs em suas aulas e para mantê-las, garantindo assim o direito à educação de seus alunos e proporcionando novas formas de construção de conhecimentos e tornando-os protagonistas de sua aprendizagem.Downloads
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Publicado
29/11/2023
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. (2023). Revista Docentes, 8(24), 32-40. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/529