Inclusão Educacional Como Direito Social na Perspectiva Conceitual do Programa Mais Educação
Resumo
O presente artigo traz um enfoque do Programa Mais Educação em relação à questão da inclusão educacional
como direito social. Tem como objetivo principal analisar o conceito de inclusão educacional presente na proposta conceitual do Programa Mais Educação, estabelecendo uma relação entre a proposta do programa contida nos referenciais teóricos e nos marcos legais que o fundamentam e o aporte teórico de autores que discutem a temática da inclusão/exclusão sobre diferentes perspectivas. Busca discutir políticas públicas e políticas públicas de educação, situando-as no contexto sócio-histórico, no sentido de suscitar uma reflexão acerca do entendimento de em quais bases essas políticas são implementadas. Aborda a questão dos direitos sociais, na perspectiva contraditória das relações de diversas ordens, em que ao mesmo tempo em que se estabelecem conquistas de direitos ocorrem processos de demolição das relações sociais cada vez mais fragilizadas pelas mudanças contemporâneas. O percurso metodológico é realizado dentro da perspectiva de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), refletindo sobre a concepção de inclusão educacional em interface com outras concepções. Trata-se, portanto, de um artigo que traz uma abordagem qualitativa, buscando os sentidos e significados da referida categoria de forma a confrontarmos as diferentes ideias acerca da questão da inclusão educacional, possibilitando a reflexão da mesma sob diferentes enfoques.
Palavras-chave: direito social; política pública; inclusão educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).