TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Izabel Cristina Fernandes de Oliveira UFC
  • Francisco Herberth Lima Vasconcelos UFC
  • Edgar Marçal de Barros Filho UFC
Palavras-chave: BNCC. Tecnologia. Educação inclusiva. Avaliação

Resumo

O mundo globalizado tem exigido uma necessidade de conexão, assim como o uso de recursos tecnológicos no cotidiano das pessoas, e isso se reflete no contexto educacional. O estudo em questão compreende que pensar o contexto educacional da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, aborda diferentes elementos importantes para o seu desenvolver. O objetivo dessa pesquisa é verificar se a produção/utilização das tecnologias digitais para o desenvolvimento das competências após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendem a todos os alunos de forma a incluí-los no processo de ensino aprendizagem, através de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Foi realizada uma pesquisa a partir do levantamento e análise de 21 títulos oriundos de repertórios considerados referências na área. Após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 títulos relacionados ao objetivo desta pesquisa. É satisfatório o resultado desta pesquisa, pois contribuirá como base teórica e bibliográfica para professores e pesquisadores da área, podendo impulsionar a criação de um aplicativo digital que tenha o propósito de práticas metodológicas que se ajustem às necessidades específicas de cada indivíduo, contribuindo com o trabalho de identificação e intervenção docente, propondo atividades que realmente desenvolvam as habilidades e competências propostas pela BNCC de forma cognitiva, pedagógica e social que seja acessível a todos os alunos.

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Publicado
07/02/2023