FERRAMENTAS SOCIOLÓGICAS NAS OFICINAS DE REDAÇÃO
um olhar para o foco na aprendizagem
Palavras-chave:
Palavras-chave: Experiência didática. Português. Redação. Aprendizagem. Sociologia.Resumo
Esse trabalho objetiva apresentar uma experiência didática entre as disciplinas de língua portuguesa-redação e sociologia como uma ação que traça um paralelo com o projeto foco na aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, acompanhada da análise de referências bibliográficas e aplicação das oficinas didáticas, que contam com registros fotográficos e escritos, através do uso do diário de campo. Como referencial teórico nos apropriamos das competências e objetivos de Brasil (2018), Kulessa (2017), sobre a linguagem sociológica e Vygotsky (2007) sobre a escrita. A respeito do desenvolvimento do projeto, já percebemos alguns resultados, tais como a melhoria na escrita e argumentação, a participação nas aulas remotas dos estudantes e o desenvolvimento de uma linguagem mais formal no texto dissertativo, fatores esses que interferem diretamente no desempenho dos descritores SAEB, SPAECE e ENEM.
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