INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM NATIVOS DIGITAIS DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Tecnologias digitais, GeoGebra, Função Quadrática, Ensino de Matemática

Resumo

As Tecnologias Digitais conhecidas como ferramentas digitais educacionais estão incluídas cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo investigar o processo de recuperação de aprendizagem através de uma proposta aplicada em sala de aula com o uso do GeoGebra para o ensino de função quadrática no 1º ano do Ensino Médio. Dentro dos conteúdos de Função Quadrática presentes no cotidiano do aluno, incluindo os seguintes tópicos de coeficientes, raízes e zero da função. Desenvolveram-se em duas aulas para mostra o software GeoGebra, desde os comandos básicos até sua execução com a atividade. Com uso do GeoGebra, oberservou-se que os estudantes junto com o professor trabalharam outras demonstrações e teoremas matemáticos. seguindo da divisão de duplas, cujo objetivo era unir os alunos em relação as atividades na folha de respostas e proporcionar o desenvolvimento de situações de cada questão no aplicativo GeoGebra, permitindo, posteriormente, o uso do livro didático para consultar as respostas. Constatou-se também um elevado interesse dos discentes, tendo eles encontrado no GeoGebra uma forma melhor de visualização e eficiente para compreender os conteúdos de Função Quadrática.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor de Matemática e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora, pesquisadora e orientadora nos programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Pós-graduação mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade (ENCIMA) Federal
do Ceará (UFC). Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE/PPGE). Coordenadora do Programa de Formação para Docência do Ensino Superior, Lotada na Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da (PAAP/COIDEA/EIDEIA/UFC). Líder do grupo de pesquisa Tecendo Redes
Cognitivas de Aprendizagem(G-Tercoa/CNPq). Site:http://www.gtercoa.ufc.br. Email: gtercoa@ufc.br.

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Publicado
29/11/2023