O USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Carolina Tavares UERJ
  • Adrielle Carvalho Assis de Morais SEEDUC
Palavras-chave: recursos didáticos, modelos didáticos, micrografias, ensino-aprendizagem, célula procariótica, célula eucariótica

Resumo

Diante da falta de tempo, de espaços e de recursos apropriados (microscópio, computador, entre outros materiais necessários) os recursos didáticos usados para o ensino da citologia algumas vezes limitam-se a imagens idealizadas presentes no livro didático. As representações que resultam da tentativa de generalização da célula podem ser contraproducentes para o ensino, uma vez que criam uma imagem que foge da realidade. Desta maneira, é importante fazer uso de instrumentos facilitadores da aprendizagem, que ajudem a superar a dificuldade de abstração, através dos quais podem ser gerados questionamentos a respeito do tamanho e da forma das estruturas presentes na célula e ainda entre os diferentes tipos celulares. A sequência didática aqui proposta, por meio de recursos de baixo custo, faz uso de modelos bi- ou tridimensionais junto à demonstração de micrografias. A construção dos modelos, inseridos numa sequência que beneficia o seu uso, faz também com que o estudante se preocupe com os detalhes, revise o conteúdo e se torne protagonista do seu aprendizado. Assim, oferece subsídio para um processo de ensino-aprendizagem mais ativo por parte dos estudantes, pois as atividades são dirigidas de modo a favorecer a participação do aluno, facilitando o processo da construção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07/02/2023