EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA:

O QUE NOS DIZEM OS DOCENTES DO CARIRI?

Palavras-chave: Educação. Ensino Remoto. Ensino de Filosofia. Pandemia da Covid 19. Consciência Crítica

Resumo

A presente pesquisa aborda o ensino remoto de filosofia na Região do Cariri, buscando identificar, por meio de uma pesquisa participante junto aos docentes de filosofia, como está se dando esse ensino em meio à realidade pandêmica, e se está contribuindo para a formação da consciência crítica dos estudantes de ensino médio de escolas públicas desta região do estado. Partimos da hipótese de que o ensino de filosofia exerce papel relevante em um processo educacional que intenciona permitir aos discentes um posicionamento crítico-reflexivo ante às manifestações das conjunturas históricas que incidem sobre nossas vidas. Nesta perspectiva, temos como objetivo geral: analisar se o ensino remoto de filosofia contribui para a formação da consciência crítica dos/das alunos(as) de ensino médio de escolas públicas estaduais do Cariri. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa que se iniciou com um estudo bibliográfico. Em seguida realizamos a pesquisa de campo com dezoito docentes de filosofia de escolas estaduais do Cariri compreendidas pelas CREDES 18, 19 e 20. Para essa atividade de campo formamos grupos de discussão que atuaram em reuniões gravadas pelo Google Meet. Para a análise dos dados utilizamos o método hermenêutico-dialético. Pudemos destacar que na percepção dos docentes a aprendizagem de filosofia para a formação da consciência crítica por meio remoto é possível, mas mediante as dificuldades decorrentes das peculiaridades desse momento pandêmico, vivenciados por nós docentes e mais ainda pelos nossos discentes, constatamos que há deficiências em comparação com o ensino presencial.

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Biografia do Autor

Edson Ribeiro Luna, CEJA Mons. Pedro Rocha de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC (2006). É especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri e em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Desde 2010 compõe o quadro docente da Seduc-Ce, lotado no CEJA Mons. Pedro Rocha de Oliveria (Crato-Ce). Foi professor do Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia da Diocese de Crato-Ce de 2012 até o final de 2020 . Colaborou como docente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES-Brasil, entre os anos de 2013 a 2021. Em suma, além de sua experiência vinculada à filosofia, dispõe também de experiência em outras áreas das ciências humanas e da área pedagógica. No Ensino Superior, tem experiência em Ensino de Filosofia, Educação de Jovens e Adultos e Metodologia do Trabalho Científico. E-mail: edsonluna@gmail.com / (88) 996678707

Publicado
27/03/2023