Um MAPEAMENTO DE DISCIPLINAS QUE ABORDAM AS TEMÁTICAS DE ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EAD: O QUE NOS MOSTRAM OS CURRÍCULOS?

O QUE NOS MOSTRAM OS CURRÍCULOS?

  • Fabiane Cristina Hopner Noguti UFSM
Palavras-chave: Professores que ensinam matemática Educação a distância. Matemática., Educação a distância, Matemática.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo evidenciar de que forma estão organizados os cursos de Pedagogia na modalidade
a distância (EAD) com ênfase na formação de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e
nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo mapeamento
por meio do site do Ministério da Educação (e-MEC) com vistas a quantificar instituições e cursos de Pedagogia
que são desenvolvidos na modalidade EAD no país. O corpus da pesquisa é constituído por 1.712 cursos
e 238 instituições. Os resultados analisados são orientados pela seguinte questão norteadora: de que forma
a Matemática é contemplada nos cursos de Pedagogia na modalidade EAD no Brasil? Os resultados obtidos
pelo mapeamento evidenciaram cinco grandes categorias, a partir das disciplinas cadastradas no e-MEC. Em
particular, um dos resultados obtidos indica que as disciplinas que abordam as temáticas de Ensino e Educação
Matemática nos cursos de Pedagogia EAD têm uma diversidade de nomes e de quantitativo. Porém, salienta-se
que esta pesquisa é considerada preliminar e necessita de maiores análises e discussões na busca por compreender,
de forma mais ampla, como se dá a formação de professores que ensinam Matemática.

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Referências

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Publicado
10/05/2022