ESCOLA, CIDADANIA E FORMAÇÃO CIDADÃ

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Valores fundamentais.

Resumo

Perante as mais variadas desigualdades sociais, políticas e econômicas que o Brasil tem vivenciado ultimamente, a educação desponta como um importante processo humano contínuo que pode desenvolver alternativas para uma formação cidadã com foco na construção de uma sociedade mais esclarecidas e menos excludente. Esta construção, tão almejada, visa proporcionar o exercício de uma cidadania que contribua, positivamente, na formação de novas gerações mais justas e mais democráticas que saibam combater o negacionismo e a desinformação. O objetivo geral deste estudo bibliográfico é discorrer a respeito da importância da escola para uma formação cidadã. Os objetivos específicos são os seguintes: discutir sobre a cidadania e seus valores fundamentais e demonstrar o papel da escola em uma necessária formação cidadã. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa classificam-se dentro de uma abordagem qualitativa de natureza básica e com objetivos, predominantemente, bibliográficos e exploratórios. A pesquisa evidencia que os educadores têm uma tarefa imprescindível na formação cidadã, compartilhando conhecimentos com o objetivo de desenvolver competências, habilidades, atitudes e valores que permitam aos educandos viver em sociedade de forma plena e participativa.

Descritores Tesouros da UNESCO: TP – Educação Cidadã; CG – Ensino das Ciências Sociais; CE – Educação para a paz; Educação para os direitos humanos. CR – Formação política.

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Valores fundamentais.

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Biografia do Autor

RICKARDO LÉO RAMOS GOMES, FBUNI/IEL

Professor da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (Orientador) – Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Centro Universitário Farias Brito (FBUNI); Centro Universitário UNIATENEU; M. Sc. em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (Amparo Legal - Conselho Federal de Educação processo nº 1035/79; Parecer favorável, de nº 1213/80; Processo no MEC nº 241.674); Spec. em Metodologia do Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (Amparo Legal – Resolução Nº 433/91 do Cons. de Ens. Pesq. e Ext. da UECE); Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (Amparo Legal – Lei 1055/1950); Licenciado nas disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (Amparo Legal – Conselho de Educação do Ceará Pareceres: Nº 0994/98 e Nº 0039/2005); Curso Aperfeiçoamento em Líderes de Aprendizagem pela HarvardX (Harvard University); Curso Aperfeiçoamento em Gestão de Riscos em Projetos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Curso Aperfeiçoamento em Metodologia da Pesquisa Científica pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); Curso Aperfeiçoamento Rastreamento do Contato da COVID-19 pela Johns Hopkins University (JHBSPH); Curso Livre de Aperfeiçoamento Doutorado (Tít. Cult.) em Ciências Biológicas pela FICL (Amparo Legal - Título Cultural: C.F. Arts. 205 e 206; Lei N° 9394/96 Art. 3º inciso II; Art. 42°; Art. 43° incisos I, III, IV e V); Curso Livre de Especialização (Tít. Cult.) em Paleontologia Internacional pela Faculdade Internacional de Cursos Livres – FICL (Amparo Legal - Título Cultural: C.F. Arts. 205 e 206; Lei N° 9394/96 Art. 3º inciso II; Art. 42°; Art. 43° incisos I, III, IV e V); Consultor Internacional do BIRD para Laboratórios Científicos. Conveniado com a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (Comitês 093 e 130). Fundador da Consultoria Científica RLRG.

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Publicado
23/09/2022