ESCOLA, CIDADANIA E FORMAÇÃO CIDADÃ
Resumo
Perante as mais variadas desigualdades sociais, políticas e econômicas que o Brasil tem vivenciado ultimamente, a educação desponta como um importante processo humano contínuo que pode desenvolver alternativas para uma formação cidadã com foco na construção de uma sociedade mais esclarecidas e menos excludente. Esta construção, tão almejada, visa proporcionar o exercício de uma cidadania que contribua, positivamente, na formação de novas gerações mais justas e mais democráticas que saibam combater o negacionismo e a desinformação. O objetivo geral deste estudo bibliográfico é discorrer a respeito da importância da escola para uma formação cidadã. Os objetivos específicos são os seguintes: discutir sobre a cidadania e seus valores fundamentais e demonstrar o papel da escola em uma necessária formação cidadã. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa classificam-se dentro de uma abordagem qualitativa de natureza básica e com objetivos, predominantemente, bibliográficos e exploratórios. A pesquisa evidencia que os educadores têm uma tarefa imprescindível na formação cidadã, compartilhando conhecimentos com o objetivo de desenvolver competências, habilidades, atitudes e valores que permitam aos educandos viver em sociedade de forma plena e participativa.
Descritores Tesouros da UNESCO: TP – Educação Cidadã; CG – Ensino das Ciências Sociais; CE – Educação para a paz; Educação para os direitos humanos. CR – Formação política.
Palavras-chave: Educação. Cidadania. Valores fundamentais.
Downloads
Referências
BITTAR, E. C. B. Introdução ao Estudo do Direito: humanismo, democracia e justiça. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EM). Portaria n° 1.348. Brasília: Diário Oficial da União de 17/12/2018, Seção 1, pág. 33.
CÂMARA, V. H. da S.; GOMES, R. L. R. Planejamento e políticas públicas ambientadas na atual conjuntura brasileira. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. 2018. ISSN: 2254-7630. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2018/10/politicas-publicas-conjuntura.html//hdl.handle.net/20.500.11763/caribe1810politicas-publicas-conjuntura.
CASTILLO, J. Formar en ciudadanía en el Chile actual. Una mirada a partir del desarrollo humano. Docencia, 58, 18-30. 2016. ISSN 2237-5864.
CESÁRIO, J. M. dos S. et al. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 23-33. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Acesso em: dez. 2021.
GOMES, R. L. R.; HOLANDA FILHO, I. de O.; COSTA, E. F. da. Sugestões Educacionais e Combate à Desinformação Durante o Período da Pandemia Covid-19. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science (IJLRHSS) Volume 03 - Issue 08, 2020. ISSN 2356-315X. Disponível em: http://www.ijlrhss.com/paper/volume-3-issue-8/3-HSS-731.pdf. Acesso em: dez. 2021.
MAGENDZO, A.; PAVEZ, J. Derechos humanos en los lineamientos curriculares referidos a la formación ciudadana. Praxis Educativa, 20 (1), 13--‐27. 2016. ISSN: 1809-4309.
MUÑOZ, C.; TORRES, B. La formación ciudadana em la escuela. Problemas y desafíos. Revista Electrónica Educare, 18 (2), 233--‐245. 2014. ISSN 1409-4258. DOI:dx.doi.org/10.15359/ree.18--‐2.12.
NALON, C. Comunicação Não Violenta: o que é e como praticar. Personare, 7 de janeiro 2019. Disponível em: https://www.personare.com.br/conteudo/comunicacao-nao-violenta-o-que-e-e-como-praticar-m39168. Acesso em: dez. 2021.
NASCIMENTO, B. S. do; SOUZA, D. C. de; GUEDES, S. da S.; GOMES, R. L. R. Inteligência Emocional: como um processo sistêmico em treinamento e desenvolvimento de liderança. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. 2020. ISSN 2254-7630. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2020/09/inteligencia-emocional.html. Acesso em: dez. 2021.
REYES, L.; CAMPOS, J.; OSANDÓN, L.; MUÑOZ, C. El profesorado y su rol en la formación de nuevos ciudadanos: desfases entre las comprensiones, las actuaciones y las expectativas. Estudios Pedagógicos, 39 (1), 217--‐237. 2013. ISSN 0718-0705.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83/2021. ISSN 2236-9929.
SOUZA, A. M. de. Identificando práticas pedagógicas inclusivas na sala de aula. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 2, n. 2, p. 55-61, nov. 2016. ISSN 2359-2494. Disponível em:
SPIJKERS, O. The United Nations. The Evolution of global values and the International Law. Cambridge: Intersentia, 2011, p. 297.