O projeto “Yellow September – All For Life” como passaporte para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos de Língua Inglesa da EEM José Correia Lima

  • Pedro Alves Costa Neto EEMTI Prof.ª Maria Afonsina Diniz Macêdo http://orcid.org/0000-0001-9255-8789
  • Mônica Marcelle Costa de Brito EEIF Iracy Bezerra de Morais
  • Ricardo de Macedo Machado IF Sertão-PE
  • Maria Nilta Costa EEIFM Dr. Pedro Sátiro
  • Ivan Timóteo Cassimiro IF Sertão-PE
Palavras-chave: Setembro Amarelo, Letramento Crítico, Língua Inglesa, Produção Textual

Resumo

Trata-se de um projeto de intervenção da disciplina de Língua Inglesa intitulado “Yellow September – All for Life” aplicado na EEM José Correia Lima durante o mês de setembro de 2021, visando desenvolver uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida junto aos corpos docente e discente da EEM José Correia Lima. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se desenvolver o letramento crítico dos discentes com um tema bastante atual e necessário através da pedagogia crítica defendida por Freire (2016) e Giroux (1997), que proporciona o empoderamento do aluno, ainda que em uma língua estrangeira, ampliando a sua visão de mundo por meio de uma abordagem crítica. O projeto é um estudo de caso de natureza qualitativa em que se instigou os alunos a produzirem textos e artefatos culturais relacionados ao tema, que culminou com a realização de um evento cultural on-line, com a participação efetiva do Grêmio Estudantil, visando dar visibilidade às produções textuais e artísticas dos alunos sobre o “Setembro Amarelo” e possibilitar o engajamento e o pensamento crítico destes em Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alves Costa Neto, EEMTI Prof.ª Maria Afonsina Diniz Macêdo

Doutorando em Direito (UNESA/Estácio). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IF Sertão-PE). Bacharel em Direito (URCA). Licenciado em Letras: Português-Inglês (UNIFAVENI). Técnico Ministerial na Promotoria de Justiça da Comarca de Várzea Alegre-CE. Professor de Língua Inglesa na EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo. E-mail: pedroalcneto@hotmail.com

Mônica Marcelle Costa de Brito, EEIF Iracy Bezerra de Morais

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2003). Possui Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Cièncias e de Tecnologia de Rondônia (2019). Atualmente é professora da Sala de Recursos Multifuncional (AEE) - EEIF Iracy Bezerra de Morais em Várzea Alegre-CE.

Ricardo de Macedo Machado, IF Sertão-PE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IF Sertão-PE). Licenciado em Geografia (URCA). Professor de Geografia na EEM Simão Angelo. E-mail: ricardomacedomachado@gmail.com.

Maria Nilta Costa, EEIFM Dr. Pedro Sátiro

Diretora Geral da EEIFM Dr. Pedro Sátiro. Licenciada em Letras (URCA). E-mail: mniltac@hotmail.com

Ivan Timóteo Cassimiro, IF Sertão-PE

Licenciado em Geografia (FCHSC). Especialista em Geografia Física e das Populações (UCAM). Assistente em Administração no IF Sertão-PE. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFSertão-PE). E-mail: ivan.cassimiro@ifsertao-pe.edu.br

Referências

BETTONI, M.; GALLEGO-CAMPOS, F. R. Desenvolvimento do pensamento crítico e aprendizagem de Inglês – Resultados e reflexões discentes. Imagens da Educação, v. 9, n. 3, p. 42-54, 19 dez. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de Línguas Estrangeiras: Ocupação ou Profissão. In: LEFFA, Vilson José (Org.). O professor de Línguas Estrangeiras: Construindo a Profissão. Pelotas: Educat. 2006. p.25-43

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOTTA, Aracelle Palma Fávero. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva docente. Londrina-PR, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379-4.pdf. Acesso em 31 out. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Folha informativa sobre suicídio. Genebra: OMS, 2018.
Publicado
07/02/2023