O projeto “Yellow September – All For Life” como passaporte para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos de Língua Inglesa da EEM José Correia Lima
Resumo
Trata-se de um projeto de intervenção da disciplina de Língua Inglesa intitulado “Yellow September – All for Life” aplicado na EEM José Correia Lima durante o mês de setembro de 2021, visando desenvolver uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida junto aos corpos docente e discente da EEM José Correia Lima. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se desenvolver o letramento crítico dos discentes com um tema bastante atual e necessário através da pedagogia crítica defendida por Freire (2016) e Giroux (1997), que proporciona o empoderamento do aluno, ainda que em uma língua estrangeira, ampliando a sua visão de mundo por meio de uma abordagem crítica. O projeto é um estudo de caso de natureza qualitativa em que se instigou os alunos a produzirem textos e artefatos culturais relacionados ao tema, que culminou com a realização de um evento cultural on-line, com a participação efetiva do Grêmio Estudantil, visando dar visibilidade às produções textuais e artísticas dos alunos sobre o “Setembro Amarelo” e possibilitar o engajamento e o pensamento crítico destes em Língua Inglesa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Ensino de Línguas Estrangeiras: Ocupação ou Profissão. In: LEFFA, Vilson José (Org.). O professor de Línguas Estrangeiras: Construindo a Profissão. Pelotas: Educat. 2006. p.25-43
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOTTA, Aracelle Palma Fávero. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de língua inglesa sob a perspectiva docente. Londrina-PR, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/379-4.pdf. Acesso em 31 out. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Folha informativa sobre suicídio. Genebra: OMS, 2018.