Dialogando com Ghedin e Franco, sobre questões de método na construção da pesquisa em Educação.

Palavras-chave: Pesquisa em educação, Questão de método, construção do conhecimento

Resumo

A referida obra, publicada pela Cortez Editora, compõe a Coleção Docência em Formação, encontra-se na segunda edição, e destina-se a subsidiar a formação inicial e contínua dos professores que se encontram no exercício da docência. Os autores Ghedin e Franco, pesquisadores experientes em temas relacionados a pesquisa científica, reúnem estudos e reflexões sobre o método de pesquisa, enquanto caminho que possibilita o conhecimento na área educacional e que é compreendido como abordagem dos objetos e da realidade. Esta obra, têm como propósito promover uma reflexão sobre a pesquisa científica conforme as especificidades dos processos educativos. Cada capítulo aborda um assunto que se entrelaça com os seguintes numa perfeita harmonia, trazendo reflexões acerca da pesquisa em educação como requisito necessário à uma prática docente, compreendendo esta prática enquanto atividade intelectual, crítica e reflexiva, assumindo, portanto, uma epistemologia que dialogue com a dialética e a hermenêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CLÁUDIA LIMA DE ASSIS, Secretaria da educação - SEDUC Ceará

Professora da Secretaria de Educação do Ceará, lotada na SEDUC, na Coordenadoria do protagonismo estudantil. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas, UFC. Bacharelado em Serviço social e licenciatura pela UECE. Foi gestora de Escola Pública - EEFM Almir Pinto Aracoiaba e CEJA Donaninha Arruda em Baturité. Compõe a Coordenação colegiada do Fórum de EJA do Ceará.

Isabel Maria Sabino Farias, Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

Elisangela André Silva Costa Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, Redenção – Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/ UNILAB), nas disciplinas de Didática e Práticas Educativas; como professora colaboradora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB), como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE) e como Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica. Atualmente atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente. 

Referências

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Publicado
26/10/2022