A REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ
A AQUISIÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Física realizada numa escola pública do estado do Ceará. Procedeu-se a revitalização de aparelhos do laboratório de Ciências através da inovação sobre a aquisição de dados usando componentes da robótica educacional, mediante a plataforma Arduino, complementada pelo programa PLX-DAQ. Especificamente, este trabalho disponibilizou aos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio o estudo do movimento acelerado, na unidade cinemática. A inovação constou da aquisição de dados pela placa Arduino UNO e analisadas em uma planilha excel. Possibilitou-se a visualização plena dos dados pelos alunos, permitindo cálculos envolvendo as grandezas tempo, velocidade e aceleração, bem como a construção de gráficos usando os recursos do programa. Constatou-se a possibilidade da revitalização dos laboratórios de Ciências da rede estadual com recursos de baixo custo.
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