A EXCLUSÃO GERADA PELO ATUAL CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO:
UMA QUESTÃO DE ÉTICA.
Resumo
Este trabalho apresenta, de forma sucinta, uma discussão sobre a exclusão provocada pela maneira como está organizado o currículo escolar do ensino médio nos dias atuais, levando em consideração a forma de como o mesmo está definido no programa curricular das instituições escolares. As ideias aqui relatadas foram encadeadas a partir da leitura de alguns autores e da prática na educação desde a sala de aula até experiências de gestão escolar como diretor e coordenador escolar, bem como dos estudos dos módulos do mestrado internacional em educação na Florida Christian University. Recorreu-se também aos apontamentos realizados no módulo de Bioética no referido curso de mestrado, que norteou de alguma forma a inquietação de escrever sobre este ponto do currículo relacionado com a ética educacional de suas proporções na realidade dos alunos. De certo, o mesmo não tem a finalidade de esgotar o assunto em questão, mas sim de gerar uma reflexão, a partir de algumas ideias consolidadas, sobre o impacto do modelo de organização do currículo atualmente e, até que ponto a ética perpassa por toda esta discussão.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Escola. Ensino Médio. Ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).