CONVERSANDO SOBRE PROFESSORES INICIANTES E O PAPEL DA ESCOLA EM SUA FORMAÇÃO COM MAÉVI ANABEL NONO

  • Samily Oliveira Maia UECE

Resumo

O que é um professor iniciante? Como ele se desenvolve? Qual o papel da escola e da formação inicial em sua trajetória de iniciação profissional? São questões dessa ordem que Maévi Anabel Nono, autora brasileira com expressiva expertise no assunto no cenário nacional, contempla no livro “Professores Iniciantes: o papel da escola em sua formação”, publicado em 2011 pela editora Mediação.

A pedagoga Maévi Anabel Nono possui doutorado em educação pela Universidade Federal de São Carlos e várias publicações na área da Educação, a maioria focada na formação de professores. A obra em questão, intitulada “Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação”, resultado de pesquisas financiadas pelo CNPq, CAPES e FAPESP no âmbito da pós-graduação, traz análises sobre a trajetória de quatro professoras iniciantes na docência na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, acompanhadas desde a formação inicial até os primeiros anos na profissão docente.

A obra é constituída por reflexões sobre os processos de desenvolvimento profissional com foco nas fases da carreira, especialmente os primeiros anos de docência. Apresenta falas, escritos, depoimentos e análises de casos de ensino feitas pelas professoras participantes. O livro é organizado em sete capítulos, nos quais são abordados temas extremamente pertinentes acerca do processo de início da docência e da continuação dessa função ao longo dos anos. Traz, ainda, o tópico das considerações finais. Uma obra enxuta (175p), mas farta de referenciais atuais e análises consistentes sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NONO, Maévi Anabel. Professores Iniciantes: O papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011. 176 p.
Publicado
14/09/2022