E O SERTÃO VIROU UM MAR DE SIGNIFICADOS

O LÉXICO COMO ABORDAGEM DA CEARENSIDADE NA DISCIPLINA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Cearensidade., Literatura, Lèxico Cearense, Ensino Médio

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico e de caráter exploratório, objetiva Propor o léxico como abordagem da cearensidade nas aulas de Literatura do Ensino Médio, desdobrando-se em três objetivos específicos: descrever a trajetória histórica da Literatura trabalhada atrelada ao componente de língua portuguesa como uma disciplina curricular do Ensino Médio; apresentar definições acerca da cearensidade e seu vínculo com o léxico cearense; e elencar lexias presentes na obra O País dos Mourões (1972) de Gerardo Mello Mourão como expressões de cearensidade. Assim, este trabalho justifica-se por apresentar uma temática pouco explorada nas aulas de Literatura, a cearensidade, e também por ampliar as discussões sobre cultura e identidade a partir das postulações teóricas sobre o léxico. Quanto à fundamentação, os escritos de Antunes (2012), Beserra (2020), Cereja (2005) e Mourão (1975), dentre referências, embasam as discussões levantas na pesquisa. Por fim, com base na análise lexical do recorte do livro de Gerardo, é possível perceber que o léxico é um importante fator identitário, que revela a cearensidade presente na obra cearense e que sua abordagem em sala de aula, para tratar das manifestações culturais próprias do estado, é necessária e válida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIO EDSON ALVES DA SILVA, UECE e SEDUC-CE

Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). Mestre em Linguística Aplicada pelo mesmo programa (PosLA-UECE). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade UNIBF, Metodologia da língua inglesa e espanhola também pela Faculdade UNIBF e Gestão Escolar pela Faculdade CIdade Verde (FCV). Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE campus Crateús). Atua como Professor na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) e na Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Colégio Estadual Regina Pacis. Possui interesse nas áreas de Linguística Aplicada, Análise de Discurso Crítica e Discurso Político.

Antonio Anderson da Silva Beserra, Instuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE campus Crateús)

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pelo Instituto Federal de Educação do Ceará –
IFCE campus Crateús e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura aplicada ao ensino. Professor da Rede Pública Estadual do Ceará.

Referências

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: o estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BESERRA, Antonio Anderson da Silva. A cearensidade lexical e cultural popular em O País dos Mourões, de Gerardo Mello Mourão: redescoberta e pertencimento. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Instituto Federal do Ceará, Licenciatura em Letras - Português, Campus Crateús, 2020.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In.:______. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p.171-193.
CARVALHO, Gilmar de. Publicidade em cordel: o mote do consumo. São Paulo: Maltese, 1994.
CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.
COSTA, Expedito Wellington Chaves. Culturemas da gastronomia cearense: contributos para a fraseologia da língua portuguesa. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Portugal, 2019.
DALCASTAGNÉ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Editora Horizonte; Rio de Janeiro: Editora da Uerj, 2012.
DE MELO, C. A. O ensino de literatura brasileira no império. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, p.120-139, jan. 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3448. Acesso em: 19 out. 2021.
ELIAS, Norbert. Da sociogênese dos conceitos de “civilização” e “cultura”. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
FONTANA, Felipe. Técnicas de Pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018, p.59-77.
GIRÃO, Raimundo. Vocabulário popular cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000.
IPIRANGA, Sarah. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. Rev. de Letras. Fortaleza, v.1, n. 38, p.106-114, jan/jun. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49493/1/2019_art_sdsipiranga.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.
MACHADO, Maria Clara Tomaz. Cultura popular: um contínuo refazer de práticas e representações. In: PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire (Org.) História e cultura: espaços plurais. Uberlândia: Asppectus, 2002.
MARQUES, Rodrigo. Literatura cearense: outra história. Fortaleza: Dummar, 2018.
MOURÃO, Gerardo Mello. O país dos Mourões. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/gerardomellomourao.html. Acesso em: 08.
Dez. 2018.
ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Literatura na escola brasileira: história, normativas e experiência no espaço escolar. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, n. 54, p. 409–433, maio/ago.2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/sLGPHCVLsfTfqgL8ym5ZwQn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: Acesso em: 19 out. 2021.
Publicado
07/02/2023