O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA: DA CONJUNTURA POLÍTICA À SALA DE AULA

  • MYRVIA MUNIZ REBOUÇAS SEDUC
Palavras-chave: Educação, Política Educacional

Resumo

Os esforços envidados na promoção de profundas mudanças na estrutura educacional brasileira a partir da década 1930 até hoje recebem a contribuição dos anseios expressos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por grandes intelectuais de vários setores da sociedade. A intensa articulação política, as estratégias comunicativas e a disseminação de ideias renovadoras corroboram a grandiosidade do feito, que mantém estreita relação com os desafios educacionais enfrentados nos anos que se seguiram e até o início deste breve século. O presente texto, na tentativa de aprofundar esse feito como base para o enriquecimento do debate sobre a história brasileira, recupera os principais aspectos em torno de sua divulgação, da legitimação de seu discurso e do impacto de suas ideias sobre as políticas educacionais no Brasil, no fim da Primeira República e no início do governo provisório de Getúlio Vargas. Destaca-se ainda, nesse ínterim, a contribuição de alguns de seus mais ilustres signatários para a renovação das práticas educativas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Fernando de. Et al. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). In: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Coleção Educadores, Editora Massangana, 2010.

FIGUEIRA, Patrícia Fernandes Ferreira. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo
sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara).
Araraquara, São Paulo, 2010.

RIBEIRO, Elisabete Aparecida. Democracia, Pragmatismo e Escola Nova no Brasil. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, 2004.

VIDAL, Diana Gonçalves. 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para o debate. Educação e Pesquisa. São Paulo, 2013.

XAVIER, Libânia Nacif. O manifesto dos pioneiros da educação nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, Maria do Carmo (org.). Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

XAVIER, Libânia Nacif; PINHEIRO, José Gledison Rocha. Da Lab School de Chicago às escolas experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930. In: História da Educação, v. 20, nº 50, Porto Alegre: UFRGS, 2016.
Publicado
07/02/2023