CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
A aprendizagem de conceitos da Química no ensino médio é facilitada na medida em que estratégia de abordagem aproxima o conteúdo à realidade do aprendiz. Este artigo apresenta argumentos, baseado na ideia de contextualização e na teoria da Aprendizagem Significativa, no sentido de subsidiar professores da disciplina de Química quanto à práxis em torno das estratégias metodológicas e abordagem dos conteúdos. Propõe-se a contextualização com o cotidiano do aluno para promover aprendizagem significativa. Ressalta-se que o uso de temática do cotidiano para contextualizar o ensino de conceitos químicos proporciona a inserção natural dos aprendizes na discussão teórica curricular, e que essa estratégia de abordagem contribui para a motivação dos alunos e assimilação dos conceitos científicos. Infere-se, portanto, que valorizar os saberes prévios dos estudantes propicia a aprendizagem significativa de conteúdos do currículo escolar. Este trabalho traz elementos que se somam ao debate em torno das estratégias metodológicas para um ensino da química mais eficiente.
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