O O USO DA LITERATURA COMO RECURSO EXPLICATIVO NA FILOSOFIA DE KARL MARX

Palavras-chave: Literatura. Filosofia. Literatura como Recurso Explicativo.

Resumo

O artigo consiste na pesquisa com uma abordagem literária em algumas obras de Karl Marx. O objetivo deste trabalho é mostrar o uso da literatura como recurso explicativo na filosofia do autor, destacando a relevância presente em sua obra, principalmente nos livros apresentados neste estudo. A metodologia aplicada caracteriza-se pela fundamentação na análise qualitativa e bibliográfica com o cruzamento de informações de trabalhos já publicados na área, com aportes na História, Literatura, Filosofia e em obras do próprio Marx, mostrando um recorte das referências, citações e analogias em alguns textos do filósofo, os quais expressam, em seu contexto, o traço, modelo ou a vertente do estilo que ele desenvolveu em suas narrativas, com uma forte influência da Literatura em sua formação apresentando-se desde a infância e vida acadêmica. Assim, o trabalho mostra como a literatura dialoga com a Filosofia, História, Sociologia, Economia e outras ciências presentes tanto nos bastidores das academias, como no cotidiano da sociedade. Desse modo, a análise do trabalho possibilita a descoberta e exposição desse modelo de metalinguagem, mostrando como Marx se apropria e se utiliza, em sua obra, de autores como Cervantes, Ovídio, Cícero, Tácito, Homero, Sófocles, Platão, Dante, Goethe, Shakespeare e autores bíblicos, como forma de expor suas teses, utilizando-se da Literatura como recurso explicativo para uma melhor compreensão de sua filosofia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira Chagas, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Filosofia pela Universidade Kassel, com pós-doutorado em Filosofia pela Universitat Munster, professor efetivo do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. 

Referências

CHAGAS, Eduardo F. Natureza e Liberdade em Feuerbach e Marx. Campinas-SP: Editora Phi, 2016.
CHAGAS, Eduardo F. O Pensamento de Marx sobre a Subjetividade. SciELO, 2013.
CHAGAS, Eduardo F. O Método Dialético de Marx: Investigação e Exposição Crítica do Objeto: Revista de filosofia, 2011.
EAGLETON, Terry. Marxismo e Crítica Literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FONTE, S. S. Della. Marx e a Literatura em O Capital: Estudos Avançados, 33 (97), 2019.
LUKÁCS, Gyorgy. Marx e Engels como Historiadores da Literatura: -1 ed - São Paulo: Boitempo, 2016.
MARX-ENGELS. Sobre Literatura e Arte: Coleção Bases. São Paulo: Global Editora, 1979.
MARX, Karl. Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro: Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. Escritos Ficcionais: Escorpião e Felix – Oulanem. Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I - O processo de produção do capital. - 2 ed - São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. Os Despossuídos: Coleção Marx - Engels. – 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte: Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. A Sagrada Família, ou A Crítica da Crítica Crítica contra Bruno Bauer e Consortes. Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Sobre o Suicídio. Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2006.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2006.
NETTO, José Paulo. Karl Marx, uma Biografia - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2020.
PRAWER, S. S. Karl Marx and World Literature: Londres: Verso Books, 2011.
QUEIROZ, F. J.; COSTA. F. Marx e a Literatura: um estudo à luz do Capital. Revista eletrônica arma da crítica. Fortaleza, n. 4, dez. 2012.
Publicado
27/03/2023