O O USO DA LITERATURA COMO RECURSO EXPLICATIVO NA FILOSOFIA DE KARL MARX
Resumo
O artigo consiste na pesquisa com uma abordagem literária em algumas obras de Karl Marx. O objetivo deste trabalho é mostrar o uso da literatura como recurso explicativo na filosofia do autor, destacando a relevância presente em sua obra, principalmente nos livros apresentados neste estudo. A metodologia aplicada caracteriza-se pela fundamentação na análise qualitativa e bibliográfica com o cruzamento de informações de trabalhos já publicados na área, com aportes na História, Literatura, Filosofia e em obras do próprio Marx, mostrando um recorte das referências, citações e analogias em alguns textos do filósofo, os quais expressam, em seu contexto, o traço, modelo ou a vertente do estilo que ele desenvolveu em suas narrativas, com uma forte influência da Literatura em sua formação apresentando-se desde a infância e vida acadêmica. Assim, o trabalho mostra como a literatura dialoga com a Filosofia, História, Sociologia, Economia e outras ciências presentes tanto nos bastidores das academias, como no cotidiano da sociedade. Desse modo, a análise do trabalho possibilita a descoberta e exposição desse modelo de metalinguagem, mostrando como Marx se apropria e se utiliza, em sua obra, de autores como Cervantes, Ovídio, Cícero, Tácito, Homero, Sófocles, Platão, Dante, Goethe, Shakespeare e autores bíblicos, como forma de expor suas teses, utilizando-se da Literatura como recurso explicativo para uma melhor compreensão de sua filosofia.
Downloads
Referências
CHAGAS, Eduardo F. O Pensamento de Marx sobre a Subjetividade. SciELO, 2013.
CHAGAS, Eduardo F. O Método Dialético de Marx: Investigação e Exposição Crítica do Objeto: Revista de filosofia, 2011.
EAGLETON, Terry. Marxismo e Crítica Literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FONTE, S. S. Della. Marx e a Literatura em O Capital: Estudos Avançados, 33 (97), 2019.
LUKÁCS, Gyorgy. Marx e Engels como Historiadores da Literatura: -1 ed - São Paulo: Boitempo, 2016.
MARX-ENGELS. Sobre Literatura e Arte: Coleção Bases. São Paulo: Global Editora, 1979.
MARX, Karl. Diferença entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro: Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. Escritos Ficcionais: Escorpião e Felix – Oulanem. Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2018.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I - O processo de produção do capital. - 2 ed - São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. Os Despossuídos: Coleção Marx - Engels. – 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte: Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. A Sagrada Família, ou A Crítica da Crítica Crítica contra Bruno Bauer e Consortes. Coleção Marx-Engels. - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. Sobre o Suicídio. Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2006.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Coleção Marx-Engels. São Paulo: Boitempo, 2006.
NETTO, José Paulo. Karl Marx, uma Biografia - 1 ed - São Paulo: Boitempo, 2020.
PRAWER, S. S. Karl Marx and World Literature: Londres: Verso Books, 2011.
QUEIROZ, F. J.; COSTA. F. Marx e a Literatura: um estudo à luz do Capital. Revista eletrônica arma da crítica. Fortaleza, n. 4, dez. 2012.