EDUCAÇÃO E LIBERDADE

o conhecimento filosófico em sala de aula

  • Juciana Alves Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI- UFCA
Palavras-chave: Aprendizagem, Liberdade, Filosofia, Didática

Resumo

Com base nos altos e baixos do ensino de Filosofia, aliado ao desinteresse dos alunos pelo aprendizado filosófico, e ao ensino de Filosofia realizado por professores formados em outras áreas que não a Filosofia, este trabalho visa demonstrar o enfraquecimento da reflexão e da criação em sala de aula e apontar o problema da criação de habilidades filosóficas. Escrito com base em pesquisas bibliográficas e relatos empíricos, este artigo aborda questões que dificultam o processo de aprendizagem e o despertar do conhecimento filosófico no contexto do Ensino Médio. Por fim, o referido trabalho aponta para o enfraquecimento da didática em sala de aula além da coerção de alunos, impossibilitando sua liberdade, o que prejudica a aprendizagem e o interesse dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Deretrizes do ensamento filósofico. São paulo, ed. Pedagogica e universitária Ltda.

CHAUÍ, Marilena. Percursos de Marilena Chauí: Filosofia, política e educação. Entrevista concedida a Homero Silveira Santiago, Paulo Henrique Fernandes Silveira. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, vol.42 no.1, jan./mar. 2016.

CHAVES, J. C. (2010). O conceito de liberdade na dialética negativa de Theodor Adorno. Psicologia & Sociedade, 22(3), 438-444.

COMÉNIO, J. A. (2001). Didactica magna.(Joaquim Ferreira Gomes, introdução, tradução e notas). Fundação Calouste Gulbenkian

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 272 p.

FAVRETO, E. K. . O FILÓSOFO EDUCADOR E A FILOSOFIA CRIADORA : UMA ANÁLISE DA “PEDAGOGIA DO CONCEITO” DE DELEUZE E GUATTARI. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6464. Acesso em: 13 ago. 2022.

CEPPAS, Felipe. Filosofia e Expressão. Ensino de Filosofia: formação e emancipação. Campinas-SP: Alínea, 2009. cap. 3, p. 11.

GALO, Sílvio. Metodologia do ensino da Filosofia: uma didatica para o Ensino Médio. Campinas/SP: Papirus, 2012. GONTIJO.

LINDBERG, Christian. Coluna anpof: Boletim especial Anpof. O ensino de Filosofia e a reforma educacional: o que fazer?, [s. l.], 17 ago. 2022. Disponível em: https://anpof.org/portal/index.php/en/38-coluna-anpof/2052-o-ensino-de-Filosofia-a reforma-educacional. Acesso em: 16 ago. 2022.

MAZAI, Norberto et al. Trajetória do ensino de Filosofia no Brasil. Disciplinarum Scientia: Série: Ciências Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 2, ed. 1, p. 1-13, 6 fev. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/viewFile/1582/1487. Acesso em: 9 ago. 2022.

OLIVEIRA , Paula. Filosofia e Expressão. In: CEPPAS, Felipe; OLIVEIRA, Paula; SÁRDI, Sérgio (org.). Ensino de Filosofia: formação e emancipação. Campinas-SP: Alínea, 2009. cap. 3, p. 43-51.

RICOEUR, Paul. História e verdade. Tradução de F. A. Ribeiro. 1a ed. Rio de Janeiro: Companhia Editera Forense, 1968, p. 75.
Publicado
27/03/2023