O LÚDICO NO ENSINO DE FILOSOFIA:

uma ferramenta para o ensino de falácias.

  • Camilla Keilhany de Sousa Caetano UFC
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Educação, Lúdico, Metodologias ativas.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar como o lúdico, enquanto ferramenta pedagógica, pode ser utilizado para auxiliar no processo ativo de aprendizagem do ensino de falácias. Por meio de uma leitura bibliográfica, faremos uma análise sobre o ensino da filosofia e os seus desafios em nossa sociedade moderna atual, além de uma reflexão sobre a relevância ética atual do ensino de falácias; investigaremos a historicidade do lúdico enquanto ferramenta de ensino e como a gamificação fornece alternativas para auxiliar nas dificuldades citadas. Por fim, apresentaremos o relato de experiência da aplicação de um jogo pedagógico que aborda o conteúdo de falácias de nome: “Não seja Enganado”, jogo esse desenvolvido pelo projeto de Residência Pedagógica da UFC em 2019, aplicado em uma escola de ensino médio da rede estadual no ano de 2022 como parte de uma pesquisa corrente do mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO). Partindo de tal aplicação, aliada a leitura bibliográfica, constatamos que mesmo em fases iniciais de testagem, a apresentação do conteúdo de falácias através de um mecanismo lúdico resultou em maior interesse por parte dos alunos ao tema, refletindo a viabilidade do jogo pedagógico como ferramenta para o ensino de falácias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.
ARISTÓTELES. Organon, VI elementos Sofisticos. Tradução de Pinharanda Gomes. 1ª Ed. Guimarães Editores, 1985
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Bauru: EDIPRO, 2002
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996
DANTAS, Andreza; SILVA, Antunes Ferreira; FREIRE, Antônio Garcia. Role playing game: uma ferramenta pedagógica para ensinar e aprender filosofia no ensino médio. REFilo. Vol 06. 2020. Disponível em: Acesso em: 30/09/2022
FONSECA, V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 31, n.96, p. 236-253, 2014. Disponível em: Acesso em: 25/10/2022
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
HOOTSUITE. Digital 2022. global overview report. The essential guide to the world’s connected behaviours. Disponível em: < https://hootsuite.widen.net/s/gqprmtzq6g/digital-2022-global-overview-report> Acesso em: 25/10/2022.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
JAEGER, Werner. PAIDEIA: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Brincar e suas teorias. 6.ed São Paulo: Pioneira, 1998.
LIMA, Antônio José Araújo. O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. II CONEDU (congresso nacional de educação). Editora Realize.
PLATÃO. A República. 3ª edição Edipro; 2019.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da educação. Trad. Sergio Milliet, São Paulo: Clássicos Garnier, Difusão Européia do Livro, 1968
SANTOS, Fábio Ronaldo Meneghini dos. Ensino de Filosofia: Desafios e Possibilidades da Docência no Ensino Médio na Contemporaneidade. Refilo – Revista Digital De Ensino De Filosofia | Vol.5 N.2 – Jan./Jun. 2019. Disponível em: Acesso em: 06/09/2022.
SILVA, Ricardo. Estratégias lúdicas aplicadas à disciplina de filosofia no ensino médio. Revista CONFILOTEC. Ano. 03| Vol. 06 | 2017.
TLDL. In: Dicionário Cambridge. CAMBRIDGE Dictionaries Online. Disponível em: Acesso em: 25/10/2022
TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. Revista: EaD em Foco | Vol.7 N.2 – Set. 2017. Disponível em: Acesso em: 08/09/2022.
VIZZOTO, Rozilene; O desafio do Ensino de Filosofia com os Jovens do Ensino Médio. Manancial - Repositório Digital da UFSM. Santana do Livramento, RS. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/14199/TCCE_EFEM_EaD_2018_VIZZOTO_ROZILENE.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Publicado
27/03/2023