O LÚDICO NO ENSINO DE FILOSOFIA:
uma ferramenta para o ensino de falácias.
Resumo
O presente trabalho visa apresentar como o lúdico, enquanto ferramenta pedagógica, pode ser utilizado para auxiliar no processo ativo de aprendizagem do ensino de falácias. Por meio de uma leitura bibliográfica, faremos uma análise sobre o ensino da filosofia e os seus desafios em nossa sociedade moderna atual, além de uma reflexão sobre a relevância ética atual do ensino de falácias; investigaremos a historicidade do lúdico enquanto ferramenta de ensino e como a gamificação fornece alternativas para auxiliar nas dificuldades citadas. Por fim, apresentaremos o relato de experiência da aplicação de um jogo pedagógico que aborda o conteúdo de falácias de nome: “Não seja Enganado”, jogo esse desenvolvido pelo projeto de Residência Pedagógica da UFC em 2019, aplicado em uma escola de ensino médio da rede estadual no ano de 2022 como parte de uma pesquisa corrente do mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO). Partindo de tal aplicação, aliada a leitura bibliográfica, constatamos que mesmo em fases iniciais de testagem, a apresentação do conteúdo de falácias através de um mecanismo lúdico resultou em maior interesse por parte dos alunos ao tema, refletindo a viabilidade do jogo pedagógico como ferramenta para o ensino de falácias.
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