Kahoot

Utilização de uma ferramenta lúdica em uma aula de Química no Ensino Médio

Palavras-chave: Kahoot, Ensino de Química, Ensino Médio, Gamificação, Lúdico

Resumo

O Kahoot é um aplicativo de aprendizagem gamificada que permite a criação e realização de quizzes e jogos em tempo real. Essa ferramenta tem sido amplamente utilizada em sala de aula, especialmente no ensino médio, como uma forma de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo a participação ativa dos estudantes e estimulando a competição saudável. No estado do Ceará, o Kahoot tem sido utilizado como uma alternativa para aulas expositivas e como um recurso complementar para a fixação de conteúdos. No entanto, ainda são necessários mais estudos para avaliar os efeitos do uso do Kahoot no ensino de Química no ensino médio no Ceará.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BYRNE, R. Free technology for teachers: Kahoot! - create quizzes and surveys your students can answer on any device. 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 dez 2022.

CORREIA, M.; SANTOS, R. A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores. Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED–III Encontro Internacional, p. 252-257, 2017.

COSTA, G. S.; OLIVEIRA, S. M. B. C. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2015. Disponível em: . Acesso em 14 nov. 2022.

COUTINHO, C. C. et al. O uso do Kahoot como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem de equilíbrio químico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 58., 2018, São Luís. Anais... São Luís: UFMA, 2018.

DA SILVA, João Batista et al. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 780-791, 2018.

DE OLIVEIRA, R. O USO DO KAHOOT COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA. Anais do VI CONAPESC. 2021.

DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional technology and distance learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.

DICHEVA, D. et al. Gamification in education: A systematic mapping study. Educational Technology & Society, 18(3), 13-33. 2015.

FEITOSA DE OLIVEIRA, M. P. et al. A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 163–180, 2021. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2022.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitude. Archives of Psychology, 140, 5-55. 1932
MOURA, A. Aprendizagem móvel e ferramentas digitais para inovar em sala de aula. Jornadas Virtuais: Vivências práticas das tecnologias educativas, p. 75-94, 2016.

PAIVA, M. M. P. C.; DA FONSECA, A. M.; COLARES, R. P. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 3, n. 7, p. 1-25, 2022.

PEREIRA, B. F.; BERNARDES, A. O. UTILIZANDO O KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM TRABALHO SOBRE MODELOS ATÔMICOS. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2020.

SANDE, D.; SANDE, D. Uso Do Kahoot Como Ferramenta De Avaliação E Ensino-Aprendizagem No Ensino De Microbiologia Industrial. Holos, v. 1, p. 170–179, 2018.

SOUZA, A. G; SILVA, A. R. J. Uso do kahoot como ferramenta de engajamento e aprendizagem ativa no ensino de química orgânica. Artigo de Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Licenciatura em Química. UPM, São Paulo. 2020.

THOMAS, C. Kahoot! 2014. Disponível em: . Acesso em 28 dez 2022.
Publicado
29/11/2023