MACROCOMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL “ENGAJAMENTO COM OS OUTROS”:

concepção docente sobre suas implicações no desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio integrado do curso de segurança do trabalho

  • Rúbia Valéria Gomes de Andrade UDE
  • Carina Alexandra Rodini
Palavras-chave: Competências Socioemocionais. Ensino Básico. Engajamento com os outros. Concepção docente.

Resumo

O presente artigo versa sobre a concepção dos docentes acerca das implicações do desenvolvimento da Macrocompetência Socioemocional “Engajamento com os outros” no curso de Segurança do Trabalho do Ensino Médio Integrado, oportunizando aos professores exporem o que pensam sobre o desenvolvimento desse componente ainda pouco contemplado nas formações docentes, nas salas de aulas e nos projetos pedagógicos das instituições de ensino. Busca ainda trazer à discussão a problemática da ênfase aos aspectos cognitivos em detrimento dos aspectos socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, não participante, por fim, definida como um estudo de caso, realizada por meio de entrevistas com dez professores do referido curso do IFPE na qual para a análise dos dados foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na narrativa do discurso coletivo, verificou-se que os professores associam o desenvolvimento dessa macrocompetência ao trabalho em grupo, o qual fomenta as boas relações interpessoais que também revela, como implicações para o desempenho escolar, maior concentração, melhor aprendizagem e uma relação mais afetiva com a escola; alunos mais cooperativos e engajados, com mais maturidade para lidar com as adversidades da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO: MEC, 2014.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
ARANTES Mariana M. Educação emocional integral: análise de uma proposta
formativa continuada de estudantes e professores em uma escola pública
de Pernambuco [tese]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco;
2019. [274 f.]
BRUENING, Pamela. A história, os pilares e os objetivos da educação socioemocional. Revista Educação. Edição, v. 251, 2018.
CARRANO, Paulo. Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência. Revista teias, v. 12, n. 26, pág. 16, 2011.
DELORS, Jacques, et al. Learning: the Treasure Within, Chapter 4 The Four Pillars of Education. Paris, UNESCO 1996.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed.- São Paulo: Atlas, 2017.
GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: reflexão e crítica, 2004, 17: 143-150.
IAS, Instituto Ayrton Senna. Disponível em: http://institutoayrtonsenna.org.br. Acesso em: 26 abr. 2021.
JODELET, D. Representações sociais; um domínio em expansão. As
Representações Sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001, p. 17-44.
LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Educs, 2005.
LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Discurso do sujeito coletivo: Representacoes sociais e intervenções comunicativas. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianopolis, v. 23, n. 2, p. 502–507, 2014.
MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no Ensino Médio. e-Mosaicos, v. 10, n. 23, p. 62-84, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
ROAZZI, Antonio; VERMIGLI, Patrizia. Inteligência social e sucesso no contexto escolar. In: MEIRA, Luciano L.; SPINILLO, Alina G. (org.). Psicologia cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem. Recife: Ed. Universitária, 2006. p. 81-121.
Rodríguez, E.U. La importancia del cuidado de los padres para la formación en el liderazgo de los hijos. Tesis doctoral. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2013.
SANTOS, Sara Rodrigues dos. A perceção do gestor de projeto sobre a comunicação assertiva. 48f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Projetos), Instituto Superior de Economia e Gestão. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2018.
TRONCON LE de A. Ambiente educacional. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3 de novembro de 2014 [citado 15 de agosto de 2022];47(3):264-71. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86614
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
Publicado
29/11/2023