A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR
REFLEXÕES FRENTE AO CONTEXTO ATUAL EDUCACIONAL
Resumo
O presente trabalho realiza uma abordagem acerca da importância da inclusão na educação, buscando compreender a importância desta para a formação dos alunos e desenvolvimento. Debate-se a importância da interação que deverá existir, entre pais professores e escola, apontando os obstáculos que interferem na inclusão dos alunos com deficiência visual, bem como, sugere estratégias que podem beneficiar e auxiliar o processo de inclusão relacionando à prática docente nesse processo. Busca-se compreender a relevância do trabalho desenvolvido por docentes no Atendimento Educacional Especializado e sua representação e interferências possíveis refletidas na pessoa com deficiência visual. Tomam-se como base alguns conceitos de educação inclusiva e algumas legislações necessárias à escola e ao professor para que possam trabalhar de forma mais justa para a inclusão, o aprendizado e o desenvolvimento do aluno deficiente visual. Como aporte teórico utilizou-se de Mantoan. Conclui-se que nem sempre os professores e as escolas estão suficientemente abertos a inserir essas leis de fato, muitos as utilizam apenas no sentido abstrato de forma ludibriosa em sua dinâmica de trabalho, mas é um cenário que vem mudando bastante nos últimos anos e que cada vez mais percebemos a criação e efetivação de leis que incentivam e obrigam a educação inclusiva. As escolas e os professores, no geral, estão tomando conhecimento da importância de uma conduta de inclusão para a vida cotidiana da escola e para deficiente visual, buscando meios que possam atender as necessidades de cada educando.
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