O trabalho do coordenador gerando impactos positivos nos resultados escolares: um estudo de caso
Resumo
A presente pesquisa procurou compreender a importância da figura denominada “coordenador” na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra de Juazeiro do Norte-CE, na melhoria dos resultados das avaliações internas e externas desta unidade de ensino o que presume um maior rendimento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, este estudo procurou verificar, dentro da referida instituição, se os resultados obtidos após a implementação do sistema de gestão escolar do projeto Jovem de Futuro (JF), elaborado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE), trouxe efetivas melhorias na forma como os coordenadores auxiliam na gerência da escola visando mostrar sua atuação no contexto da administração global de resultados provendo, também, subsídios aos profissionais da coordenação de outras escolas, para que estes possam entender melhor as atribuições do cargo e para que possam aprimorar o seu trabalho a partir das atitudes de sua gestão. Para tanto se estruturou esta investigação através de entrevista aberta semi-estruturada combinada com questionário direcionado que foi aplicado no núcleo gestor (diretora e coordenadores), professores, professores coordenadores de áreas (PCAs) e alunos com o intuito de se obter resultados para gerar discussão relevante sobre os números apresentados.
Palavras-chave: gestão escolar, jovem de futuro, aprendizagem.