DE OLHO NOS CONECTIVOS: articulando sentidos em redações do Enem produzidas na sala de aula

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Uece/Seduc
  • Benedito Francisco Alves Seduc
Palavras-chave: Redação Enem. Coesão Sequencial. Competência IV. Conectivos.

Resumo

Diante das muitas práticas de letramentos escolares trabalhadas para o Enem, a produção textual ganhou amplo destaque nas aulas de Redação da Educação Básica do Estado do Ceará, pois este exame vem solicitando dos participantes a produção de um texto em prosa sobre um assunto de ordem social, científica, cultural ou política. Adotamos como metodologia, a investigação-ação, a análise linguística e textual de 30 redações produzidas por estudantes concludentes do EM, da EEM Egídia Cavalcante Chagas, a partir da escrita do seguinte tema: "Precisamos falar sobre suicídio de jovens: taxa cresce no Brasil", elaborada pela Seduc/CE (ENEM NÃO TIRA FÉRIAS, 2019). Dessa forma, quanto à construção da argumentação e da textualidade em nível de coesão sequencial, acreditamos que os conectivos fazem parte da competência textual/discursiva que o falante da Língua Portuguesa deve dominar e desenvolver no seio das práticas sociais e no uso produtivo dos conectivos em suas atividades de produção textual. Esse projeto, portanto, possibilitou a avaliação dos principais conectivos usados(as) pelos(as) alunos(as) concludentes do EM, bem como ofereceu uma proposta didática de uso estratégico dos conectivos na construção da argumentação e na melhoria do encadeamento textual, a partir de ciclo de atividades pedagógicas de produção, revisão textual e reescrita colaborativa.

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Biografia do Autor

Benedito Francisco Alves, Seduc

Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos. Coordenador Escolar da EEM Egídia Cavalcante Chagas.

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Publicado
26/10/2022