A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ NO PROGRAMA: CEARÁ EDUCA MAIS

  • Joizia Lima Cavalcante Rego Seduc Ce
  • Karine Pinheiro Sousa UFCA
  • Palmina Alda Ferreira Sousa Seduc Ce
Palavras-chave: Educação, Formação de professores, ensino e aprendizagem

Resumo

O artigo objetiva apresentar as variáveis do Programa Ceará Educa Mais, que compreende a Educação Conectada e suas ações estratégicas: Educação Híbrida; Conectividade; Formação docente e Educação a Distância implementada via Lei nº 17.572/2021. Além disso, como objetivo específico verificar as consequências educacionais, a ampliação ou redução de desigualdades escolares e sociais na rede estadual de ensino. O que oportuniza uma reflexão sobre o modelo que sustenta essas políticas, o investimento na aquisição de equipamentos, serviços, concessão de bolsas e formação de professores, com destaque a importância da tríade: formação, acompanhamento e tecnologias digitais aliada ao envolvimento e à participação de toda comunidade em um projeto pedagógico participativo é o critério investigativo que perpassa pela atuação das políticas públicas. Como resultado, emerge a reflexão a respeito da prática educativa, que vai além de equipamentos e estruturas físicas, que considera a tessitura da teoria e da prática, em sua multidimensionalidade na implementação da referida política em análise.

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Publicado
29/11/2023