A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ NO PROGRAMA: CEARÁ EDUCA MAIS
Resumo
O artigo objetiva apresentar as variáveis do Programa Ceará Educa Mais, que compreende a Educação Conectada e suas ações estratégicas: Educação Híbrida; Conectividade; Formação docente e Educação a Distância implementada via Lei nº 17.572/2021. Além disso, como objetivo específico verificar as consequências educacionais, a ampliação ou redução de desigualdades escolares e sociais na rede estadual de ensino. O que oportuniza uma reflexão sobre o modelo que sustenta essas políticas, o investimento na aquisição de equipamentos, serviços, concessão de bolsas e formação de professores, com destaque a importância da tríade: formação, acompanhamento e tecnologias digitais aliada ao envolvimento e à participação de toda comunidade em um projeto pedagógico participativo é o critério investigativo que perpassa pela atuação das políticas públicas. Como resultado, emerge a reflexão a respeito da prática educativa, que vai além de equipamentos e estruturas físicas, que considera a tessitura da teoria e da prática, em sua multidimensionalidade na implementação da referida política em análise.
Downloads
Referências
_____ Brasil. Ministério da Educação, SEB, DICEI, 2013. ISBN: 978-857783-136-4
_____Brasil. Ministério da Educação, Política de Inovação Educação Conectada, IPEA. https://catalogo.ipea.gov.br/uploads/266_1.pdf
BONILLA, Maria Helena. A presença da Cultura Digital no GT Educação e comunicação da ANPED. Revista Teias, Volume 13. nº 30. p 71 a 93. Set/Dez 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012. Resenhas. ISSN 1982-7199. São Paulo: Edições 70, 2011.
_____ Ceara. Educação do Ceará em Tempos de Pandemia - Docências: Novas Formas de Ensinar e Aprender - Fortaleza: SEDUC: EdUECE, 2021. (Coleção Educação do Ceará em Tempos de Pandemia, v. 3) 323p. Livro eletrônico ISBN 978-65-992060-7-8 (SEDUC) (E-book) ISBN 978-65-86445-87-9 (EdUECE) (E-book)
CASTRO-FILHO, José Aires. FERNANDES, Alisandra Cavalcante. FREIRE, Raquel Santiago. PEQUENO, Mauro Cavalcante. Planejamento e Prática de atividade com Objeto de Aprendizagem nos Anos iniciais. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011 http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
HODGES et all. A Diferença entre Ensino Remoto Emergencial e Ensino a Distância. EDUCAUSE Review2020. Traduzido Nathália Marcon. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa [online]. 2011, vol. 41, n. 144, p.752-769. ISSN 0100-1574.Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro, ed Paz e Terra. 1987.
FILHO José Aires de Castro. RAABE, André Luis Alice. HEINSFELD, Bruna Damiana. Política Pública para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação -Ano 21-número/vol. 33 - Dezembro -2020 - Edição Temática XIV – tecnologiasnaeducacao.pro.br - tecedu.pro.br
LEJANO, Raul. Parâmetros para análise de políticas públicas: a fusão de texto e contexto. Campinas: Arte Escrita, 2012, p.11-27; p.227-257.
LEVY, Pierre. Conhecimento e interação com as tecnologias de informação e comunicação. Revista ComCiência no.131 Campinas 2011. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542011000700013&lng=pt&nrm=iso
LEMOS. André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 43, jan-abr, 2020, p. 54-66. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25532020143970.
LEMOS, Andre.; MARQUES, Daniel. Interfaces Maliciosas: estratégias de coleta de dados pessoais em aplicativos. V!RUS, São Carlos, n. 19, 2019. [online]. Disponível em:
MOREIRA, Jefferson da Silva e MOREIRA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro 2021. ISSN: 2177-1626.
RODRIGUES. Eduardo Santos Junqueira. Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26 (2020), p. 1-12.
ROCHA, Sinara Socorro Duarte. JOYE Cassandra Ribeiro. MOREIRA, Marília Maia. A Educação a Distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da
educação online. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e10963390, 2020
(CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3390
SILVA, Marcos. Educação a Distância(EaD) e Educação Online(EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPED(2000-2010). Revista Telas, volume nº 13. nº 30, p 95-118. Set/dez 2012.
SILVA, Marcos. Sala de aula Interativa a educação presencial e a Educação a Distancia em sintonia com a era Digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação –Campo Grande /MS –setembro 2001.
ZIENTARSKI, Clarice; MENEZES, Hermerson Claudio Mendonça; SILVA, Sônia de Oliveira da. Formação de professores (as) do campo: uma política no contexto das mutações no mundo do trabalho. Revista e-Curriculum. São Paulo, v.18, n.1, p. 236-261 jan./mar. 2020 e-ISSN: 1809-3876. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível em: