AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E O “CASO CEARENSE”:uma revisão crítica de literatura

Resumo

Este artigo traz uma revisão crítica de literatura sobre a trajetória das avaliações em larga escala na Educação Básica no Estado do Ceará. Apoiados em pesquisa bibliográfica, pudemos perceber a conexão de elementos que auxiliaram na construção dos resultados nas avaliações em larga escala das escolas cearenses, tais como a Gestão por Resultados que a Administração Pública do Estado e a “experiência de Sobral” na alfabetização. A junção desses e outros elementos associados modificou a relação da Educação Básica do Estado do Ceará com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Como revisão crítica de literatura, percebemos carência de pesquisas de campo com permanência mais alongada e falta de trabalhos acadêmicos que analisem a perspectiva dos alunos, bem como uma concentração de trabalhos relativos ao Ensino Médio com foco na gestão escolar.

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Biografia do Autor

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará

Antropólogo e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do curso de Gestão em Políticas Públicas, do Mestrado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado
29/11/2023