Avaliações em larga escala e o “caso cearense”

uma revisão crítica de literatura

Resumo

Este artigo traz uma revisão crítica de literatura sobre a trajetória das avaliações em larga escala na Educação Básica no Estado do Ceará. Apoiados em pesquisa bibliográfica, pudemos perceber a conexão de elementos que auxiliaram na construção dos resultados nas avaliações em larga escala das escolas cearenses, tais como a Gestão por Resultados que a Administração Pública do Estado e a “experiência de Sobral” na alfabetização. A junção desses e outros elementos associados modificou a relação da Educação Básica do Estado do Ceará com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Como revisão crítica de literatura, percebemos carência de pesquisas de campo com permanência mais alongada e falta de trabalhos acadêmicos que analisem a perspectiva dos alunos, bem como uma concentração de trabalhos relativos ao Ensino Médio com foco na gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará

Antropólogo e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do curso de Gestão em Políticas Públicas, do Mestrado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

AFONSO, Almerindo J. Nem tudo o que conta em Educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, 13-29, 2009
ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 77-89, jan./jun. 2002.
BANCO MUNDIAL. Monitorização & Avaliação. Algumas ferramentas, métodos e abordagens. Washington, D.C., 2004.
BECSKEAHAZY, Ilona. Institucionalização do direito à Educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. Orientador: Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018
BEZERRA, F.I. M.M. O Impacto do ensino noturno nos resultados do SPAECE: o caso de duas escolas do Ceará. Orientador: Marcelo Tadeu Baumann Burgos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
BONAMINO, A; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do Saeb. Cadernos de Pesquisa, nº 108, p. 101-132, novembro/1999
BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três Gerações de Avaliação da Educação Básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, Abr/Jun, 2012.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.
BRASIL. Vencendo o Desafio da Aprendizagem nas Séries Iniciais: A Experiência de Sobral/CE. Série Projeto Boas Práticas, nº 1, Brasília, INEP, 2005
BRASIL. Sistema Nacional de Educação Básica: Objetivos, Diretrizes, Produtos e Resultados. Ministério da Educação e do Desporto.Brasília, Junho de 1994. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002195.pdf. Acesso em 21/01/2020, 09:39.
BRASIL D. F. O uso pedagógico dos resultados do SPAECE em uma escola de ensino médio: desafios e possibilidades. Orientador: Marco Aurélio Kistemann Júnior. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.
BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 377-401, maio/ago. 2006
CEARÁ. Gestão Pública por Resultados na perspectiva do estado do Ceará. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Fortaleza, 2004
CISNE, Joaquim; CISNE, Ana; CISNE, Letícia. Planejamento governamental: estratégia de modernização da administração pública no Ceará. Conhecer: debate entre público e privado. Vol 11, nº 27, 2021.
CRUZ, Louisee; LOUREIRO, André. Alcançando um Nível de Educação de Excelência em Condições Socioeconômicas Adversas: O Caso de Sobral. Banco Mundial, 2020
DIOGO, E. V. Uso de dados educacionais do Spaece pelos professores de Matemática de EEM Francisco de Almeida Monte na cidade de Alcântaras-CE: caminhos para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Orientador: Marcelo Câmara dos Santos. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2022.
FREIRE, A. M. S.; SILVA, A. F. Políticas de accountability na educação cearense (2007-2019). Revista Exitus, Santarém, Vol. 11, p. 01-25, e020184, 2021.
FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379- 404, abr.-jun. 2012.
GOMES, Maria L; OLIVEIRA, Francisco C. Modelos Organizacionais de Administração Pública: um estudo dos aspectos da realidade cearense na estrutura de referência das reformas do Estado. Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 28, p. 83-104, set/dez 2010
GUSMÃO, J Joana Buarque de; RIBEIRO, Vanda Mendes. Colaboração entre estado e municípios para a alfabetização de crianças na idade certa no Ceará. Cadernos Cenpec, v. 1, n. 1, 2011, p. 9-34.
HALL, David; GUNTER, Helen M. A nova gestão pública na Inglaterra: a permanente instabilidade da reforma neoliberal. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 743-758, jul.-set., 2015.
LIMA, A.C. O Sistema Permanente De Avaliação Da Educação Básica Do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional Do Estado. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Fortaleza, 2007
MATOS, Ana P.P. Um estudo de caso sobre a gestão escolar no contexto dos resultados de Matemática e Português do SPAECE. Orientador: Marco Aurélio Kistemann Jr.. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
MATOS, R. B. A. Apropriação dos resultados das avaliações do SPAECE: estudo de caso em uma escola estadual de ensino médio do Ceará. Orientador: Alesandra Maia Lima Alves. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
MESQUITA, Maria V. F. Apropriação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e sua repercussão na Escola de Ensino Médio Raimundo Nonato Ribeiro em Trairi-CE. Orientador: Tufi Machado Soares. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.
MOTA, Maria O.; MOTA; Diego. O discurso dos professores das escolas premiadas e apoiadas sobre o prêmio escola nota dez. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, V.8, n. 17, 2019.
MOTA, Maria O.; MOTA, Diego. O Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) – um instrumento de combate às desigualdades educacionais da Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021
MOURA, J. G. Apropriação e uso dos dados do SPAECE, em Matemática: caso de gestão da Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção. Orientador: Carolina Alves Magaldi. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.
MUYLAERT, Naira; BONAMINO, Alicia; MOTA, Maria O. Notas para a reconstrução da noção de equidade subjacente ao desenho do Paic. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.30, n.115, p. 484-500, abr./jun. 2022
OLIVEIRA, L. B . Uma análise do baixo acesso dos Boletins Pedagógicos de resultados do Spaece 2017. Orientador: Edna Silva Faria. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020.
PINHEIRO, M. S. A gestão orientada por resultados no setor público: um estudo em secretarias de estado do Ceará. 117 f. Orientador: Augusto Cezar de Aquino Cabral. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014
PINHEIRO, J. C. Gestão dos resultados do spaece pelas escolas da rede estadual de Quixadá – Ceará. Orientador: Lourival Batista de Oliveira Junior. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
SALES, L. C. O. Apropriação e uso dos resultados do SPAECE: o caso da Escola Antônio Sabino Guerra. Orientador: Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
SANTOS, J. C. A organização e realização dos seminários escolares de apropriação dos resultados do SPAECE na coordenadoria regional de desenvolvimento da educação – CREDE 11. Orientador: Lina Kátia Mesquita de Oliveira. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014
SILVA, A. M.; LOPES, P. I.; CASTRO A. M. Avaliação da Educação no Brasil: a centralidade dos testes em larga escala. HOLOS, vol. 7, 2016, pp. 388-401
SILVA, F. A. A. Apropriação e uso pedagógico dos dados educacionais obtidos nas avaliações do SPAECE: caso da Escola de Ensino Médio Alfredo Machado. Orientador: Frederico Braida Rodrigues de Paula. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.
SOUSA, Francisco J. F. Reflexões sobre a apropriação de resultados de matemática do SPAECE: o caso da escola do Jabuti. Orientador: Marco Aurélio Kistemann Júnior. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
Publicado
29/11/2023