AGENTES DE GESTÃO E DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL:

uma reflexão sobre as suas contribuições para a Rede Estadual de Ensino.

Autores

  • Paloma Carvalho Rodrigues SEDUC
  • Jordan Almeida Fernandes
  • Francisco Evando de Oliveira Martins Filho
  • Renata Dutra de Quadro Silva

Palavras-chave:

Inovação Educacional, Tecnologias Digitais, Educação

Resumo

A sociedade sempre tem passado por constantes transformações, e a educação como parte dela tem acompanhado essas mudanças. No Ceará, a educação tem se transformado através da proposta de diversos programas de formação docente, principalmente aqueles que integram a práxis pedagógica com as metodologias ativas e tecnologias digitais. O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre a importância e as contribuições do Agente de Gestão e da Inovação Educacional - AGI, parte integrante do Programa Ceará Educa Mais, para a formação de professores da Rede Estadual do Ceará a fim de engrandecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Através dessa reflexão, percebe-se a grandiosidade dessa ação para a educação do Estado do Ceará e entende-se que caminhamos com o objetivo de alcançarmos a inovação educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CEARÁ. Coded/Ced. Secretária de Educação do Estado do Ceará. Agente de Gestão da Inovação Educacional – AGI. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/agente-de-gestao-da-inovacao-educacional-agi/. Acesso em: 05 jul. 2022.

_____. Secretaria da Educação. Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância. Itinerário formativo: competências digitais para a docência. 2021a. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/itinerarios-formativos/ Acesso em: 03 de nov. 2022.

_______. Orientações sobre a atuação do agente de gestão da inovação educacional [AGI]. 2022b. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2022/05/ORIENTACOES-SOBRE-A-ATUACAO-DO-AGI-2.pdf Acesso em: 03 de nov. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura, Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MORAN, J. M., Novas tecnologias e mediação pedagógica, Coleção Papirus Educação, Editora Papirus, Campinas, 16. ed., 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.
SILVA, K. K. A. D. A.; BEHAR, P. A. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, 2019.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DUTRA DE QUADRO, R. et al. A contribuição do Itinerário Formativo -Competências Digitais para a Docência para a formação continuada dos Agentes de Gestão da Inovação Educacional. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2021/11/A-contribuicao-do-Itinerario-Formativo-%E2%80%93-Competencias-Digitais-para-a-Docencia-para-a-formacao-continuada-dos-Agentes-de-Gestao-da-Inovacao-Educacional.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Downloads

Publicado

14/03/2025

Como Citar

AGENTES DE GESTÃO E DA INOVAÇÃO EDUCACIONAL:: uma reflexão sobre as suas contribuições para a Rede Estadual de Ensino. (2025). Revista Docentes, 10(33), 61-68. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/954