A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
OS DOCUMENTOS OFICIAIS E A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O trabalho objetivou investigar a Alfabetização Científica em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientações presentes nos documentos oficiais e da percepção dos professores, buscando refletir acerca da importância dessa formação na vida dos estudantes como cidadãos planetários. Buscou-se uma reflexão acerca da importância da formação científica na vida dos estudantes como cidadãos planetários. A questão norteadora dessa pesquisa foi como os docentes, em sua prática pedagógica, promovem a Alfabetização Científica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientações presentes em documentos oficiais? Edgar Morin é utilizado como principal referencial teórico desse trabalho uma vez que o autor conceitua Cidadania Planetária e defende o Currículo não fragmentado. A pesquisa é qualitativa e a investigação foi realizada em escolas regulares do município de Fortaleza com professoras dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetização), por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de documentos considerados relevantes orientadores da prática docente. Os resultados foram construídos a partir da análise dos dados coletados. Inferimos que há ambiguidades nos textos oficias e nos relatos das professoras em um contexto atual de cobranças à escola, nas avaliações externas de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratização do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorização do ensino de Português e Matemática para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a Alfabetização Científica é prejudicada pelo pouco tempo que os professores têm disponível para trabalhar conteúdos de ciências.
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