O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPNHOL NO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS
uma análise a partir da prática docente
Palavras-chave:
Texto literário. Ensino de espanhol. CCI. Prática docente.Resumo
O presente artigo é um recorte da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE e objetivou investigar o lugar que o texto literário (TL) ocupa no ensino de língua espanhola como língua estrangeira (E/LE) no Centro Cearense de Idiomas (CCI). Entretanto, nesse momento, objetivamos averiguar o trabalho desse professor(a) do CCI quanto ao tratamento didático do TL no ensino de E/LE. Para essa categoria a ser analisada, utilizamos como corpus as anotações feitas no diário de bordo (instrumento de coleta de dados) durante a observação não participante e participante, entre os meses de outubro a dezembro de 2020 (período com aulas remotas devido à Pandemia Covid-19). Dessa forma, classificamos nosso estudo como: de natureza aplicada; de gênero empírico; com fonte de informações primária; de abordagem qualitativa; de acordo com o objetivo, é explicativa; quanto aos métodos, é estudo de caso e pesquisa-ação. Posto isso, fundamentamo-nos teoricamente em: Acquaroni (2007); Albaladejo (2007); Aragão (2000, 2006, 2018); Cosson (2018, 2020); Mendoza (2001, 2002, 2004, 2007), entre outros. Desse modo, os resultados analisados permitem-nos afirmar que durante o período observado (25h/a), não identificamos nenhum trabalho com os TLs. Entretanto, por se tratar de um recorte do semestre, não podemos afirmar que os TLs não têm espaço nas aulas de E/LE do CCI, já que durante a aula ministrada com ênfase nos TLs, nas turmas observadas, percebemos uma boa recepção desses textos, o que pode ser entendido como uma abertura para o desenvolvimento de práticas que os contemplem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).