FAKE NEWS EM SALA DE AULA: da leitura de textos a mudanças de posturas sociais.

da leitura de textos a mudanças de posturas sociais.

  • Débora Leite de Oliveira EEMTI Tabelião José Pinto Quezado
Palavras-chave: Texto. Fake News. Leitura. Complexidade.

Resumo

Este artigo relata um recorte de uma caminhada de pesquisa a nível de mestrado em que abordamos o fenômeno das fake news em sala de aula. O estudo teve como objetivo investigar como a construção de sentidos realizada conjuntamente com estudantes de ensino médio de uma escola pública estadual pode auxiliar no reconhecimento ou na descoberta de pistas (con)textuais que evidenciam falsas informações em publicações compartilhadas em redes sociais. A investigação aconteceu durante dez oficinas de leitura, realizadas de maneira remota − em conformidade com as medidas de isolamento social durante a pandemia de COVID-19 – com alunos do ensino médio de uma escola localizada no interior do Ceará. Tivemos como bases teóricas a concepção de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997; MARCUSCHI, 2007); a construção de uma aprendizagem situada (COSTA, 2010); a leitura complexa (PELLANDA, 2005; MORIN, 2015; FRANCO, 2011; COSTA; MONTEIRO; ALVES, 2016); os processos biológicos e cognitivos de aprendizagem (MATURANA; VARELA, 1995) e a perspectiva sociocognitiva da linguagem (SALOMÃO, 1999). 

 

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Referências

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Publicado
27/12/2023