(RE)ANALISAR A ATIVIDADE DOCENTE: a experiência de um professor de francês durante e após a formação inicial

a experiência de um professor de francês durante e após a formação inicial

Palavras-chave: Palavras-chave: Atividade docente. Autoconfrontação. Professores de FLE.

Resumo

Recorte de uma pesquisa de Doutorado, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, dialogando com áreas como as Ciências da Trabalho (ergonomia da atividade e clínica da atividade) e a Educação, entre outras, este artigo objetiva apresentar a experiência de um professor de francês como língua estrangeira (FLE) ao (co)analisar sua atividade docente em dois momentos: durante a formação inicial, enquanto estagiário, e alguns anos após o término da graduação, em situação de autoconfrontação. A análise do discurso do professor, proveniente das interações entre pesquisadora e professor participante, sobre sua atividade laboral apontou que o retorno tanto à atividade de estágio (T1) quanto à sua atividade de trabalho já como professor experiente (T2) possibilitou o docente perceber, e ponderar sobre mudanças no seu fazer didático, encarando-as, ao nosso olhar, de uma maneira positiva, tendo em vista que as julga como eficaz. Concluímos este artigo destacando a relevância de abrir espaços para que demais docentes possam (co)analisar sua atividade laboral, encorajando-os a ter um posicionamento crítico-reflexivo de sua prática, partindo de situações reais do seu cotidiano, no intuito de buscar compreendê-la e, eventualmente, transformá-la.

Palavras-chave: Atividade docente. Autoconfrontação. Professores de FLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Peixoto Bessa, SEDUC

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE), com doutorado sanduíche na Universidade de Sherbrooke, no Canadá. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade 07 de Setembro (FA7). Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas com ênfase na atividade docente, com base nos princípios da ergonomia da atividade e da clínica da atividade, da filosofia círculo-bakhtiniana da linguagem e da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotski. É membro do grupo de pesquisa LIFT (Linguagem, Formação e Trabalho) e do grupo de estudo GEBACE (Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará), ambos vinculados à UECE, além de participar do grupo de pesquisa Vygotski/Analyse de l’Activité, da Universidade de Sherbrooke. É professora do quadro efetivo da rede estadual cearense, lotada na E.E.M. Governador Adauto Bezerra. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino e na aprendizagem de línguas inglesa e portuguesa e em revisão textual.

Publicado
27/12/2023