(RE)ANALISAR A ATIVIDADE DOCENTE: a experiência de um professor de francês durante e após a formação inicial
a experiência de um professor de francês durante e após a formação inicial
Resumo
Recorte de uma pesquisa de Doutorado, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, dialogando com áreas como as Ciências da Trabalho (ergonomia da atividade e clínica da atividade) e a Educação, entre outras, este artigo objetiva apresentar a experiência de um professor de francês como língua estrangeira (FLE) ao (co)analisar sua atividade docente em dois momentos: durante a formação inicial, enquanto estagiário, e alguns anos após o término da graduação, em situação de autoconfrontação. A análise do discurso do professor, proveniente das interações entre pesquisadora e professor participante, sobre sua atividade laboral apontou que o retorno tanto à atividade de estágio (T1) quanto à sua atividade de trabalho já como professor experiente (T2) possibilitou o docente perceber, e ponderar sobre mudanças no seu fazer didático, encarando-as, ao nosso olhar, de uma maneira positiva, tendo em vista que as julga como eficaz. Concluímos este artigo destacando a relevância de abrir espaços para que demais docentes possam (co)analisar sua atividade laboral, encorajando-os a ter um posicionamento crítico-reflexivo de sua prática, partindo de situações reais do seu cotidiano, no intuito de buscar compreendê-la e, eventualmente, transformá-la.
Palavras-chave: Atividade docente. Autoconfrontação. Professores de FLE.