O RETORNO DA BIOGRAFIA HISTÓRICA:debates e desafios metodológicos no campo da educação

debates e desafios metodológicos no campo da educação

Palavras-chave: Gênero biográfico, Campo da História. Biografia Histórica, Experiências.

Resumo

O artigo trata de explicações que apontam causas do desterro do gênero biográfico no campo da História, do seu retorno à prática historiográfica e dos cuidados metodológicos exigidos pela Biografia histórica hoje. Trata-se de um recorte da metodologia de uma tese defendida em 2022, junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Buscou-se tecer ou representar a ideia de uma vida como “ato interpretativo”, que não se assume como uma fórmula definitiva ou absoluta, mas é apresentada enquanto arquétipo ou instrumento heurístico, contudo, sem abrir mão de uma perspectiva realista que entende o ato interpretativo enquanto metáfora, nos termos de uma reedescrição do real. Analisamos aspectos de sua polêmica relação com a História ao longo do tempo, explicando o seu retorno à cena historiográfica, bem como se deu sua reabilitação diante da História, abordando os debates que envolvem esse longo processo. Tratamos também dos cuidados epistemológicos que orientam a escrita da Biografia histórica. Fundamentados em rigorosa revisão bibliográfica e na tipologia desenvolvida por Dosse (2015). Atualmente a Biografia histórica é exaltada e compreendida como uma área privilegiada nas diversas ciências sociais, e no campo da História em particular, é percebida como espaço ideal para a reabilitação do sujeito e valorização de suas experiências na História.

 

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Biografia do Autor

José Albio Moreira de Sales, UECE

Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto, Portugal, 2008/2009. Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), com tese sobre História da Arte e da Cidade. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1991), licenciado em Arte e Educação pelo Centro Universitário UniGrande Fortaleza (2013).

Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE-UECE e do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação do Ceará – PPGArtes-IFCE. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – IARTEH – Investigação em Arte Ensino e História. Possui pesquisas sobre Educação, Artes e Arquitetura nas seguintes temáticas: ensino de arte; história da arte; história da arquitetura; arte e patrimônio; vídeo e arte digital.

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Publicado
27/12/2023