A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA NA SALA DE AULA:
UM OLHAR CRÍTICO-SOCIAL PARA O TEXTO
Palavras-chave:
Tertúlia Literária Dialógica. Olhar Crítico-Social. Multiletramento.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma experiência com a prática de leitura, tendo a Tertúlia Literária Dialógica como apoio, através de uma disciplina eletiva, na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Manoel de Paiva Netto, localizada no Jardim Amazonas, Petrolina/PE. O trabalho girou em torno da obra “Na minha pele”, de Lázaro Ramos, que aborda as relações raciais, partindo das experiências pessoais do autor, o qual evidencia situações em que foi vítima de racismo, desde entrevistas de emprego até ações cotidianas, como sacar um dinheiro em um caixa eletrônico. Aborda, além disso, questões relativas à história do negro no Brasil, a escravidão, a cultura, a religião, a marginalização, etc. Para isso, era realizado um encontro semanal, com duração de duas horas, para leitura e discussão de trechos destacados pelos estudantes. Como aporte teórico-metodológico para a análise dos resultados, optou-se por uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995), com a descrição das materialidades, a saber: relato escrito, textos imagéticos, letra de música e de um musical apresentado à comunidade escolar como socialização.
Downloads
Referências
FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: al aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. [s.l.]: Paidós, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
Homem negro morre após ser sufocado por policial nos EUA, e caso gera protestos. O Globo. Disponível em: http://oglobo.com/mundo/homem-negro-apos-ser-sufocado-por-policial-nos-eua-gera-protestos-24448825. Acesso em 01 mai. 2023.
PAVIANI, Neiris Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2 0 0 9 . D i s p o n í v e l em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/1 6/15. Acesso em: 27-02-2018.
PM que responde pela morte de mulher arrastada em viatura vira superintendente no governo estadual. O Globo. Disponível em: http://oglobo.oglobo.com/rio/pm-que-responde-pela-morte-de-mulher-arrastada-em-viatura-vira-superintendente-no-governo-estadual. Acesso em 01 mai. 2023.
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2017.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SILVA, Gabriele. Entenda o movimento Black Lives Matter e como ele pode ser cobrado no vestibular: movimento luta contra violência policial que atinge a população negra. Disponível em: http://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/entenda-o-movimento-black-lives-matter-e-como-ele-pode-ser-cobrado-no-vestibular. Acesso: 01 mai. 2023.
SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de Sousa. Os Multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. Fortaleza: SEDUC, 2019.
VALLS, Rosa; SOLER, Marta; FLECHA, Ramón. Lectura dialógica: interacciones que mejoran y aceleran la lectura. Revista Iberoamericana de Educación, n. 46, jan./abr. 2008. Disponível em: www.rieoei.org/rie46a04.htm>. Acesso em: 5 abr. 2023.