POR MEIO DO LIVRO PODEMOS REALMENTE ESTUDAR SOBRE O QUE FOI DITO PELO(A) PROFESSOR(A)

como estudantes do Ensino Médio relacionam o uso do livro didático de História à prática docente

Autores

  • Mariana de Sá Gaspar Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Código curricular, Ensino de História, Ensino Médio, Livros didáticos

Resumo

Apresento discussões advindas da pesquisa de mestrado que visou analisar as representações e as apropriações de livros didáticos de História entre estudantes do Ensino Médio de um colégio público do município de Guarapuava (PR) durante os anos de 2019 e 2021. Analiso dados estatísticos coletados por meio do “Projeto Residente”, bem como respostas objetivas e dissertativas ao questionário da pesquisa e entrevista com a professora dos estudantes. Trago reflexões a partir das narrativas dos estudantes sobre a relação entre o livro didático e a prática docente, como esta é percebida, avaliada e valorizada pelos estudantes e como se constitui a partir do código curricular da História.

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Publicado

13/05/2025

Como Citar

POR MEIO DO LIVRO PODEMOS REALMENTE ESTUDAR SOBRE O QUE FOI DITO PELO(A) PROFESSOR(A): como estudantes do Ensino Médio relacionam o uso do livro didático de História à prática docente. (2025). Revista Docentes, 10(35), 52-60. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1355