ENSINO DE BIOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
a gamificação como metodologia ativa
Palavras-chave:
Gamificação. Ludicidade. Metodologias ativas.Resumo
A gamificação é uma metodologia ativa que vem sendo aplicada no ensino de Biologia, promovendo uma aula mais dinâmica e participativa. Além disso, a ludicidade contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia e comunicação, preparando os alunos para os desafios do mundo real. Este estudo de caso, visa pesquisar o papel das metodologias ativas, em particular a gamificação através de jogos, como recurso didático no fortalecimento do ensino de Biologia. Os resultados da pesquisa demonstram que os jogos didáticos são bem aceitos pelos estudantes e têm sido eficazes como ferramenta inovadora no ensino de Ciências. Além disso, foi observado que os jogos tiveram um impacto positivo na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, evidenciando a eficácia da abordagem lúdica na compreensão de temas específicos de Ciências.
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