ENSINO DE BIOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

a gamificação como metodologia ativa

Autores

  • Regina Lúcia Ferreira de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Jean Gleison Andrade do Nascimento

Palavras-chave:

Gamificação. Ludicidade. Metodologias ativas.

Resumo

A gamificação é uma metodologia ativa que vem sendo aplicada no ensino de Biologia, promovendo uma aula mais dinâmica e participativa. Além disso, a ludicidade contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia e comunicação, preparando os alunos para os desafios do mundo real. Este estudo de caso, visa pesquisar o papel das metodologias ativas, em particular a gamificação através de jogos, como recurso didático no fortalecimento do ensino de Biologia. Os resultados da pesquisa demonstram que os jogos didáticos são bem aceitos pelos estudantes e têm sido eficazes como ferramenta inovadora no ensino de Ciências. Além disso, foi observado que os jogos tiveram um impacto positivo na assimilação de conteúdos por parte dos alunos, evidenciando a eficácia da abordagem lúdica na compreensão de temas específicos de Ciências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARROS, K.; SANTOS, S,; LIMA, G. Perspectivas da formação no ensino superior transformada através de metodologias ativas: uma revisão narrativa da literatura. Revista Conhecimento Online, v. 1, n. 9, p. 65-76, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, I. A. Proposta de um jogo didático para o ensino de genética como metodologia ativa no ensino de Biologia. Dissertação de Mestrado (Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, 2019.

CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F.; SOUZA, V. O. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 598-606, 2019.

CASTRO, B. J. de; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-37, 2011.

CORREIA, H. L. A utilização de jogos para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos, Santos, 2021.

COSTA, L. M do C.; HARDOIM, EL Jogos didáticos: uma análise de pesquisas produzidas sobre métodos ativos com foco nos conhecimentos de Genética / Jogos educativos: uma análise de pesquisas produzidas sobre métodos ativos com foco no conhecimento de Genética. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 5, p. 48294–48307, 2021.

CRUZ, L. V. O sistema digestório em molduras: uma estratégia para a educação básica. Dissertação de Mestrado (Ensino de Biologia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

DANTAS, M. M. Jogos pedagógicos no ensino de Genética: um estudo psicométrico. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FERREIRA, M. I. C. V.; MUNIZ, S. S. A ludicidade como estratégia de apoio na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 325-336, 2020.

GOMES, R. R. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

MACIEL, D. G. P. Contribuições do jogo didático na aprendizagem de ciências: uma estratégia que exercita as habilidades cognitivas e sociais e promove a motivação. Dissertação de Mestrado (Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

MENEZES, C. C. N.; BORTOLI, R. Gamificação: surgimento e consolidação. Comunicação & Sociedade, v. 1, p. 267-297, 2018.

PAIS, H. M. V. et al. A contribuição da ludicidade no ensino de ciências para o ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 2, p. 1024-1035, 2019.

SANTOS, T. S.; MENEZES, A. M. S. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem e no Desenvolvimento Infantil. Revista de psicologia, v. 15, n. 58, p. 660-668, 2021.

SILVA, Y. et al. Uso de gamificação em aulas de Bioquímica como ferramenta de engajamento e motivação no ensino superior. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 15, n. 178, 2017.

SOUSA, A. C. S. de. Contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para alunos do 5º ano. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Goiás, Goiás, 2022.

SOUSA, M. J. C.; ALMEIDA, R. C. O uso das atividades lúdicas no ensino fundamental nas aulas de Ciências: a percepção dos professores. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, v. 7, p. 1-17, 2021.

SOUZA, A. L. de A.; TEIXEIRA, H. B.; VILAÇA, ALA. A metodologia ativa e seus benefícios no processo de ensino aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 1, p. 2675-3375, 2021.

SMIDERLE, R. O efeito da gamificação no engajamento e aprendizagem de programação: um estudo considerado a personalidade e a orientação motivacional dos estudantes. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada. São Leopoldo, 2019.

STUDART, N. A gamificação como design instrucional. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, p. e20210362, 2021.

WETTERICH, C. B.; COSTA, L. S. O uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial: uma proposta de gamificação na Educação Profissional e Tecnológica. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. e197922-e197922, 2022.

Downloads

Publicado

09/12/2025

Como Citar

ENSINO DE BIOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a gamificação como metodologia ativa. (2025). Revista Docentes, 10(40), 13-23. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1391