CONSTITUIÇÃO DE REDE INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: formação colaborativa de professores de matemática.
Palavras-chave:
Rede de Pesquisa, Formação de Professores, Colaboração Científica, Educação MatemáticaResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de constituição da Rede de Educação Matemática Nordeste (REM-NE), como grupo colaborativo de formação docente para o trabalho com a Matemática. Assumindo o desafio de fortalecer as ações de pesquisa na região Nordeste, relacionadas à área, professores de universidades da Bahia, Ceará e Pernambuco se articularam para propor ações formativas e de pesquisa, junto a escolas de Educação Básica. Os primeiros passos para a constituição da Rede ocorreram em 2012, através de submissão de projeto a agências de fomento, o que caracterizou as suas ações, visto que as instituições de ensino não dispõem de recursos próprios. A articulação entre universidade e escola, sempre em busca de relação não hierárquica, tornou-se seu leitmotiv. A busca de identificação de temas de interesse das escolas de Educação Básica, levaram a Rede a pesquisar e formar professores para o trabalho com Estruturas Multiplicativas, Estatística, Interdisciplinaridade, Educação Matemática Crítica, Equidade e Desenvolvimento Profissional Docente. A Rede permanece em desenvolvimento, sendo composta por 12 universidades públicas do Nordeste e 10 escolas parceiras da Educação Básica, buscando contribuir com a formação de profissionais para atuação nessa área que ainda apresenta fortes desafios para a Educação Brasileira.
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