Software educativo como instrumento pedagógico de aprendizagem
Software educativo como instrumento pedagógico de aprendizagem
Palavras-chave:
Software Aprendizagem, TIC’s, Professor, Aluno.Resumo
Este artigo objetiva compreender o uso do software educativo como instrumento pedagógico de aprendizagem. A informática foi inserida na educação inicialmente no século passado, no âmbito internacional, e que no Brasil somente se deu como discussão nas universidades e como política pública somente na década de 70 do século XX. A linguagem de programação Logo, criada por Seymour Papert nos EUA foi a precursora na visão de que usar software como instrumento pedagógico poder-se-ia melhorar o ambiente de aprendizagem das crianças, torna-las mais autônomas. Esse pensamento vai de encontro com as ideias de Toffler, seguido de Sousa e Fino quando preconizam que a informática pode vir a romper com o paradigma fabril, onde a escola estava mergulhada em prática educativas centradas no ensino e não na aprendizagem, o professor era o centro do saber. A tecnologia surge com essa possibilidade de mudar o olhar do ensino para o aprender, o aprender na prática, incluindo as concepções do Construtivismo e Sociointeracionismo. Vale salientar que somente a tecnologia não garante a inovação, sendo preciso dedicação do professor para esta mudança, em sua formação e adequação a sua rotina diária para fomentar aprendizagens. Para tanto buscamos referências em Papert, Toffler, Fino, Sousa, Morin, Lévy e outros estudiosos para contribuir em nossa discussão acerca da prática pedagógica com as tecnologias, com o uso do software na escola e seus paradigmas.
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