A FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA LITERATURA:
o conto gesso de Jarid Arraes instrumentalizando a discussão sobre a violência contra a mulher
Palavras-chave:
Leitura Literária, formação cidadã, violência contra mulherResumo
Este artigo relata uma experiência de leitura literária na E.E.M. Deputado Francisco Alves Sobrinho, Liceu de Acopiara-CE, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura feminina contemporânea e promover a reflexão sobre temas sociais como a violência contra a mulher. A prática ocorreu na aula de Formação Cidadã, em duas aulas seguidas, utilizando o conto Gesso, da escritora cearense Jarid Arraes. Na prática foram aplicadas as etapas da sequência básica sugeridas por Cosson (2022): motivação, introdução, leitura e interpretação. Essas etapas serviram como estratégia para o contato mediado com o texto e para a discussão sobre as variadas violências contra a mulher abordadas no conto. O trabalho pedagógico envolveu tanto a decodificação do código linguístico, com estudantes que apresentam dificuldades nas competências leitoras básicas, quanto a interpretação e compreensão da mensagem do texto. Dessa forma, a prática contribuiu para a reflexão crítica e o aprofundamento das questões sociais presentes na sociedade e manifestadas através da literatura.
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