Plataformas Adaptativas na Educação: o uso da Khan Academy no estado do Ceará

Autores

  • JOANA DE ARAUJO EEMTI FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE

Palavras-chave:

Plataformas adaptativas. Khan Academy. Tecnologia. Ensino personalizado.

Resumo

Esta pesquisa revisa a literatura sobre plataformas adaptativas na educação, com foco no uso da Khan Academy. Plataformas adaptativas são sistemas que utilizam inteligência artificial e análise de dados para personalizar o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar de que maneira a Khan Academy contribui para o estímulo ao aprendizado de matemática nas escolas de ensino profissionalizante do estado do Ceará. O objetivo principal é analisar se o uso da plataforma pode melhorar o desempenho dos alunos e, consequentemente, a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em artigos científicos, livros e e-books sobre plataformas adaptativas e a Khan Academy. Os resultados apontam que essas plataformas têm potencial para tornar a educação mais eficaz e eficiente, ao oferecer uma aprendizagem personalizada, com feedback contínuo e adaptação ao ritmo individual dos alunos. Verificou-se ainda que o uso de plataformas adaptativas pode promover melhores resultados acadêmicos, maior engajamento e maior satisfação dos estudantes com a experiência educacional.

Esta pesquisa revisa a literatura sobre plataformas adaptativas na educação, com foco no uso da Khan Academy. Plataformas adaptativas são sistemas que utilizam inteligência artificial e análise de dados para personalizar o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar de que maneira a Khan Academy contribui para o estímulo ao aprendizado de matemática nas escolas de ensino profissionalizante do estado do Ceará. O objetivo principal é analisar se o uso da plataforma pode melhorar o desempenho dos alunos e, consequentemente, a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em artigos científicos, livros e e-books sobre plataformas adaptativas e a Khan Academy. Os resultados apontam que essas plataformas têm potencial para tornar a educação mais eficaz e eficiente, ao oferecer uma aprendizagem personalizada, com feedback contínuo e adaptação ao ritmo individual dos alunos. Verificou-se ainda que o uso de plataformas adaptativas pode promover melhores resultados acadêmicos, maior engajamento e maior satisfação dos estudantes com a experiência educacional.

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Referências

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Publicado

25/09/2025

Como Citar

Plataformas Adaptativas na Educação: o uso da Khan Academy no estado do Ceará. (2025). Revista Docentes, 10(38), 59-67. https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1678