FIGURAS, PERÍMETRO E ÁREA: TRABALHANDO A GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DE 1° ANO .
TRABALHANDO A GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DE 1° ANO .
Resumo
Resumo
O ensino da Matemática está cada vez mais complicado, pois os alunos demonstram cada vez menos interesse pela disciplina e menos motivação para estudá-la. Sabe-se que esta matéria tem seu grau de dificuldade, porém uma busca objetiva por compreendê-la pode ser uma atividade prazerosa e significativa. Baseando-se nessa perspectiva, tentamos melhorar o relacionamento dos alunos com a matéria, buscando de uma maneira distinta, proporcionar aulas práticas bem como dinâmicas. Resolvemos trabalhar de inicio com os primeiros anos para tentarmos ter um processo continuo, seguindo assim no segundo e terceiro ano. Os temas abordados de início do projeto foram “figuras planas com seu perímetro e área”. Foi realizada na instituição que ensino uma avaliação diagnóstica e notou-se que os alunos têm dificuldade em conhecer, distinguir e até mesmo entender o que é perímetro e área das figuras planas. O projeto foi desenvolvido no intuito de amenizar esta defasagem. Realizei o trabalho na escola que exerço atividade atualmente, Escola de Ensino Médio Monsenhor Antônio Feitosa na cidade de Missão Velha, no estado do Ceará com intuito de deixar os alunos de 1° ano que estão adentrando no ensino médio com um gostar diferente pela Matemática, mostrando a beleza e utilização da matéria em áreas diferentes. Tivemos aulas teóricas e práticas no laboratório o que fez toda diferença.
Palavras-Chave: Geometria plana, defasagem, matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).