UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS NAS AULAS DE FÍSICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER A EQUIDADE DE GÊNERO
Palavras-chave:
Física. Experimentos. Equidade. Gênero. Inclusão.Resumo
A presente investigação tem por eixo central o reconhecimento e a representação da atuação feminina na Física, tendo por base a seguinte pergunta-problema: de que forma a incorporação de metodologias que favorecem a construção do conhecimento, por meio da utilização de experimentos nas aulas de Física, contribui para a produção de um ambiente justo e equânime no âmbito das escolas públicas estaduais? O objetivo geral é analisar de que maneira a utilização de experimentos práticos em sala de aula se projeta como uma dimensão relevante para a promoção da equidade de gênero no ensino de Física. Os objetivos específicos são: identificar estratégias educativas que abordem diretamente questões de gênero e contribuam para a formação
dos alunos; demonstrar como a utilização de experimentos nas aulas de Física tem um impacto positivo na construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário; e estimular a participação ativa de todos os alunos, desconstruindo estereótipos de gênero relacionados às ciências exatas e potencializando as políticas de inclusão no ambiente educacional. A abordagem metodológica empregada é a qualitativa, coadunada ao método dedutivo, cujos estudos estão direcionados a autores como Agrello e Garg (2009), Foucault (2006), Lino e Mayorga (2016) e Vygotsky (1991). Tais pesquisas embasam discussões de cunho teórico sobre Física e mulheres na ciência. O interesse pela pesquisa, o aumento na participação das alunas nas atividades práticas e a maior confiança na disciplina de Física são alguns dos resultados já alcançados, que se busca potencializar a partir da produção de tais vivências na escola
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Referências
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